quinta-feira, 12 de maio de 2022

ALERTA: FAZER HEMODIÁLISE EM TARAUACÁ: ALERTA: SAÚDE: PACIENTES DE TARAUACÁ, SOFRENDO EM DESESPERO PARA REALIZAÇÃO DE HEMODIÁLISE EM CRUZEIRO DO SUL TRÊS VEZES POR SEMANA



Quero chamar atenção de nossas autoridades de saúde governamentais e também do município de Tarauacá. Fazer meu papel social enquanto cidadão atuante que sou na sociedade que me cerca, expondo essa situação problema dos pacientes que fazem Hemodiálise em Cruzeiro do Sul/Ac.

Recentemente conversei com um velho amigo de infância, ele com um olhar triste e falando preocupado, me contava a triste situação vivida por ele e toda sua família. “Temos que levar nosso velho pai para Cruzeiro do Sul três vezes por semana, saímos 03h30min da madrugada, numa caminhonete apertada com mais quatro ou cinco pessoas. É uma situação crítica e perigosa nessa estrada, (BR 364) é constante, uma dificuldade que você nem imagina, mas temos que crê e lutar enquanto há vida né. É paciente passando mal durante a viagem, vomitando, com dores de cabeça!!! É um sofrimento meu amigo!. Acordamos de madrugada, pegamos algumas roupas pra usar, e depois de tanto sofrimento, chegamos agora de tardezinha de Cruzeiro do Sul”. Me contava um velho amigo.

Os paciente que fazem Hemodiálise em Cruzeiro do Sul são senhores e senhoras com idade acima de 50 anos. Um dos pacientes com 68 anos de idade me falou que jamais pensaria que pudesse passar por todo esse sofrimento. “Kbym, é um sofrimento meu amigo, que só Deus pode nos ajudar!.A gente sofre demais! Dá trabalho para os filhos que deixa sua família para me acompanhar. Voce nem imagina os perigos que tem viajando nessa estrada! (BR 364). Essas viagens meu amigo, nos adoecem e maltratam nosso corpo ainda mais!!! É acreditar que nossas autoridades possam olhar por nós enquanto é tempo!” Me falou emocionado o paciente de Hemodiálise.

Os pacientes que fazem esse tratamento são geralmente acompanhados pelos filhos (as) que revezam entre se para acompanhar seu pai/mãe até Cruzeiro do Sul. As dificuldades enfrentadas se transformam em transtornos tanto para paciente quanto para o acompanhamento.

São mais ou menos 10 pessoas que fazem Hemodiálise em Cruzeiro do Sul e precisam se deslocar de três a quatro vezes por semana para tratar de sua insuficiência renal.

“Voce já pensou passar 30 anos de sua vida fazendo esse trajeto/tratamento semanal para melhorar sua qualidade de vida?”

Entenda: As pessoas que precisam realizar a hemodiálise são aquelas diagnosticadas com a insuficiência renal. Considera uma doença silenciosa, a insuficiência não apresenta sintomas no início das complicações, mas apenas quando os rins já estão apresentando um grau elevado de perda de função.

Estive conversando com Sr. Getúlio Martins (78 anos/Ex Pescador de Tarauacá) que me falou de sua dificuldade em fazer esse tratamento fora de Tarauacá: “Foi Deus que mandou você aqui meu amigo. Fui muito amigo do seu pai Kbym e gosto muito de sua família. Quero pedir humildemente ao nosso governador Gladson Cameli para que atenda seu pedido, nosso pedido, e facilite nossas vidas. Outras pessoas já desistiram pelas dificuldades que enfrentamos toda semana. Sou deficiente e tenho outras doenças. Escute-nos governador!!! Essa preocupação que temos e todo trabalho de deslocamento está nos matando mais rápido do que a própria doença. Em Tarauacá, esse tratamento facilitaria muito mais nossas vidas. Eu quero viver muito ainda!!!.”. Me falou Getúlio Martins/78anos.

Quero PEDIR/SOLICITAR, usar de meu direito como cidadão brasileiro que O GOVERNO DO ACRE (Sr. GLADSON CAMELI), POR MEIO DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE (Srª. PAULA MARIANO), PROPRIETÁRIO DA CLÍNICA ESPECIALIZADA (Sr.ALESSANDRO NASSERALA), PARA QUE PASSE A OFERTAR O SERVIÇO DE ATENDIMENTO EM TARAUACÁ. OFERECENDO O SERVIÇO DE HEMODIÁLISE DENTRO DO PRÓPRIO MUNICÍPIO TARAUACAENSE.

Os pacientes que fazem Hemodiálise necessitam de profissionais. Pela Lei que regulamenta a diálise no Brasil, as três terapias associadas obrigatórias na unidade de diálise são psicologia, nutrição e assistência social. A terapia ocupacional, assim como a fisioterapia, são complementos não obrigatórios. Com relação à psicologia, deve haver, pelo menos, uma avaliação por paciente, sendo que os que necessitam de maior apoio devem ter assistência, se possível, em toda diálise.

Sabe... Todos os dias escuto e vejo gente reclamando da vida. Tem saúde, comida em casa, etc. Fico emocionado de conversar com essa gente, escutando seus problemas, dificuldades e vontade de viver. “A dificuldade maior é o deslocamento amigo. Acordar de madrugada. Estou vendo a hora perder meu pai nessas viagens. Não pela doença que estamos tratando, mas por essas viagens que fazemos três ou quatro vezes por semana até Cruzeiro do Sul. Já estou adoecendo também com essa preocupação. Meu pai de 68 anos e eu chegamos exaustos dessas viagens que fazemos meu amigo”. Relatou meu amigo de Infância.

“QUERO PEDIR PARA QUE COMPARTILHEM ESTA MENSAGEM ATÉ QUE CHEGUE AO GOVERNADOR GLADSON CAMELI E SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE”

“Amai ao próximo como a ti mesmo, fazei pelos outros o que gostaríamos que os outros fizessem por nós. Não negues o bem àqueles a quem é devido, quando está em teu poder agir. (Provérbios 3:27)”

Por Flávio Santos - Kbym

Por: Copyright© 2022 @Kbym

Nenhum comentário: