terça-feira, 17 de maio de 2022

Preços não baixaram no Acre e nem economia melhorou um ano após inauguração da ponte do rio Madeira




Luciano Tavares, do Notícias da Hora 14 Mai 2022

Inaugurada há pouco mais de um ano em solenidade pomposa com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, a ponte do rio Madeira não trouxe, até agora, os resultados econômicos esperados.

A promessa de que as empresas que pagavam alto pela travessia das antigas balsas reduziriam os preços de produtos como alimentos após a ponte não passou de empolgados discursos políticos de momento.

A economia de tempo e dinheiro para motoristas na BR-364 que durante o período das balsas chegavam a esperar durante horas para seguir viagem, sobretudo no verão amazônico, talvez seja o resultado positivo mais visível da ponte.


Empresas de ônibus e transportadoras, por exemplo, deixaram de pagar valores altos ao dono das antigas balsas.

O presidente da Associação Comercial do Acre, Marcelo Moura, lembra que o grande benefício da ponte é a redução no deslocamento pela rodovia que liga o Acre e Rondônia.

“Impacto zero em preços, quem defendeu isso não fez conta. O grande benefício se dá em tempo de deslocamento e também em certa redução de despesa para motorista autônomo. Deixou de pagar R$ 200 por viagem. Motorista que atravessa a ponte 10x por mês(combustível e cimento por exemplo) economiza 2.000. Mas esse ano será o primeiro a não ter racionamento no verão por motivo de seca no rio”, diz o empresário.

Nenhum comentário: