segunda-feira, 20 de junho de 2022

Santa Rosa do Purus e Jordão os dois municípios com metade das crianças sem alimentação suficiente para crescimento saudável



Uma pesquisa do Ministério da Saúde aponta que cidades do interior do Acre enfrentam graves problemas com crianças desnutridas. E o maior índice se encontra na região de Santa Rosa do Purus, onde quase 60% das crianças passam fome.

No país, milhares de crianças de 0 a 9 anos passam fome. O Ministério da Saúde aponta que 26% desse grupo, ou seja, uma a cada quatro crianças possuem café, almoço e jantar todos os dias. No ano passado cerca de 3 mil crianças de 0 a 9 anos perderam a vida porque não tinham o que comer.

Quando se fala em fome a situação é preocupante em todo o Brasil, mas em algumas regiões isso se agrava ainda mais. No Acre, seis municípios estão em situação crítica, e os municípios de Santa Rosa e Jordão se encontram com metade das crianças sem alimento suficiente para um crescimento saudável.

Os últimos dados do perfil onde se colocavam crianças com até 5 anos de vida apontava que em Marechal Thaumaturgo a desnutrição alcançava 21% das crianças; em Assis Brasil 22%; Mâncio Lima e Porto Walter com 23% cada; e em Tarauacá o índice apontava 27%.

Esses números não param de crescer, em 2015 no Brasil 76% das crianças tinham as três refeições diárias, e em 2021 chegou a apenas 21%, é aí que se enquadra Maria do Livramento, ela cria sozinha seus quatro filhos e o único auxilio que recebe é do Bolsa Brasil, cujo dinheiro mal dá para comprar os alimentos das crianças. Por várias vezes ela lembra que os filhos pedem comida e não tem o que comer, e que só consegue sustentar as crianças, pois recebe ajuda de amigos e vizinhos.

Para o aumento do crescimento na desnutrição, há ainda os números baixos na amamentação. Nos municípios de Brasileia, Jordão, Plácido de Castro, Sena Madureira e Tarauacá foram constatados que menos de 10% das mães realizam o aleitamento completo, e em Rio Branco o índice chega a 35%.

Com informações de Adailson Oliveira para TV Gazeta

Nenhum comentário: