sábado, 18 de junho de 2022

Vídeo mostra momento em que paramotor bate em fio e cai durante sobrevoo entre AC e AM

Vídeo mostra momento em que paramotor bate em fio e cai durante sobrevoo entre AC e AM

Estavam um homem e uma mulher, além de uma criança de aproximadamente 8 anos. O acidente aconteceu na tarde de quinta-feira (16).


Um vídeo impressionante mostra o momento em que um paramotor colide contra um fio durante um sobrevoo entre as cidades de Cruzeiro do Sul e Guajará (AM) na tarde dessa quinta-feira (16). As imagens mostram o momento exato do acidente. Os três ocupantes foram levados ao Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, mas tiveram apenas ferimentos leves.

O piloto do paramotor falou com a Rede Amazônica Acre e contou que faz esse percurso com frequência e que não sabia desse fio colocado ali. Braz Freitas contou que estava com uma amiga e o filho dela de aproximadamente 8 anos.

“Como sempre, nas tardes de sábado, domingo, feriado, a gente brinca, e nunca aconteceu nenhum incidente. Ontem [quinta,16], como rotina a gente saiu de uma pista e foi fazer um sobrevoo. O equipamento estava checado e seguro. E nesse local a gente sempre brincava e não tinha esse fio, acho que colocaram há pouco tempo”, contou.


Piloto diz que teve apenas danos materiais — Foto: Reprodução

Freitas disse ainda que fez algumas manobras para amenizar o impacto. Ele conta que tentou fazer com que o aparelho caísse o mais próximo da margem do rio.

“Colocaram um fio de alta tensão que atravessa para o lado do rio e não tinha sinalização. Quando vi o fio, estava com 3 metros, não tinha como fazer ação nenhuma e acabou batendo”, conta ao afirmar que o fio bateu primeiro nas rodas do paramotor e logo depois rompeu.

“Puxei o máximo para cair na beira do rio, eu não queria saber como ia chegar lá, mas acabei caindo bem na beira. Apesar da queda, que foi meio violenta, me machuquei no braço, testa e minha passageira bateu o olho, mas foi feito o raio-X e não teve nada”, diz.


Paramotor bateu em fio no interior do Amazonas — Foto: Reprodução

Ele diz ainda que, caso o fio não tivesse rompido, o acidente poderia ter sido muito mais grave. Sobre a capacidade do paramotor, ele diz que é de 150 kg a 400 kg.

“O peso estava muito abaixo do nível, então não tinha perigo nenhum sobre o peso da equipe. A asa sofreu um rasgo muito pequeno, dá para fazer reparo, agora o trike foi quase perda total, o motor não danificou, mas o trike entortou”, diz ao avaliar que o prejuízo deve chegar a R$ 15 mil.

O comandante dos bombeiros no Juruá Josadac Cavalcante diz que o esporte tem crescido na região e que são necessários alguns cuidados para evita acidentes.

“Apesar de ser um esporte extremamente seguro, essa segurança está relacionada com as ações do piloto durante o voo, então se o piloto negligencia os procedimentos de segurança, com certeza, vai passar por uma situação de insegurança. O Corpo de Bombeiros orienta aos praticantes que tomem os devidos cuidados, fiquem na prevenção do equipamento, conheça a localidade que vão sobrevoar, façam vistorias para detectar se tem fiação ou torre mais próxima”, destaca.


Em Cruzeiro do Sul, homem cai em rio após sofrer acidente com um paratrike

Colaborou Bruno Vinicius, da Rede Amazônica Acre.
Por g1 AC — Rio Branco

Nenhum comentário: