quinta-feira, 15 de setembro de 2022

TARAUACÁ: INTEGRANTES DA ONG "CÃO AMIGO" PEDEM SOCORRO - "ESTAMOS MORRENDO TODOS OS DIAS JUNTO COM NOSSOS ANIMAIS"

 


A ONG "Cão Amigo" de Tarauacá, que recolhe, trata e cuida de animais em situação de abandono e que estão doentes, chega ao ano de 2022 com uma grande quantidade de cães no abrigo cedido pela prefeitura. O abrigo está superlotado ao ponto das cuidadoras abrigarem cães doentes em suas próprias residências. A colaboração da prefeitura em ceder espaço e ração não está sendo suficiente. O trabalho daS integrantes da ONG é voluntário, porém sem o maior apoio do poder público e da sociedade as dificuldades só aumentam. A prefeitura local não tem um setor de zoonose e essa função fica para a ONG. Tirar animais doentes, das ruas, desenvolver uma política de castração para diminuir a população de rua, fazer campanha contra maus tratos e pela adoção é responsabilidade do poder público. A ONG é parceria da prefeitura nessa tarefa e não ao contrário. 


É o que relata uma das integrantes da ACA - Associação Cão amigo, em depoimento emocionante numa rede social reproduzido na íntegra  pelo Blog do Accioly. A jovem faz um apelo ao poder público e à sociedade pedindo socorro. "Estamos morrendo todos os dias um pouco com esses animais e quase ninguém liga pra ajudar. Gestão atual, abra seu coração. Faça mais. Já sentamos com vocês varias vezes. Façam alguma coisas. Queremos e estamos aqui pra ajudar, mas, sozinhas não conseguimos", diz em um dos trechos do desabafo.


Abaixo o relato na íntegra 

"Oi, gente! 

Quem me conhece sabe que não sou muito de fazer isso. Prefiro sempre mostrar coisas felizes e divertidas. Sou muito brincalhona. Então, vou fazer isso por uma situação que tá me deixando angustiada. Vou contar uma história pra vocês. 
Há 4 anos, a gente vem atuando nessa causa tão excluída, tão desprezada, por muitos, principalmente, pelo nosso poder público. Estamos lutando pelas vidas dos animais praticamente sozinhas, sem muita ajuda da gestão pública. Já fazem meses que a gente vem pedindo socorro pra gestão atual. Estamos perdendo animais porquê não temos condições de vacinar (adulto precisa tomar 2 dose e filhotes 4 dose v8/v10 e cada uma custa R$70,00), de castrar e de vários outros problemas que a gente vem enfrentando. Hoje perdemos um doguinho. O nome dele era 'Guerreiro' e isso machucou muito meu coração. Olhar pra 'Juma Teixeira' e vê-la nesse desespero, me desmontou. De domingo pra terça-feira tivemos 4 percas e estamos sem saber o que fazer, pois, não temos muita ajuda. Agradecemos de todo coração todos aqueles que ajudam de alguma forma, mas, infelizmente não é o suficiente. Não temos uma equipe grande. Até os funcionários contratados pela gestão atual estão 'tirando'. Estamos apenas com 4 pessoas pra dar conta de tudo. Estamos cansadas, saturadas e sem forças. Queremos pedir mas uma vez que nos ajudem. Compartilhem quando tiverem como compartilhar. A gente não tá dando conta. 


Estamos morrendo todos os dias um pouco com esses animais e quase ninguém liga pra ajudar. Gestão atual, abra seu coração. Faça mais. Já sentamos com vocês varias vezes. Façam alguma coisas. Queremos e estamos aqui pra ajudar, mas, sozinhas não conseguimos. Já pedimos pra se organizarem pra castrar os animais das ruas pra diminuir a população de animais sofrendo. Já pedimos pra gente juntos fazer campanhas sobre maus-tratos. Não procurem as pessoas só quando for época de política para prometer. Faça. Vamos agir. Esses aninais precisam da gente. Até quando nossa cidade vai agir dessa forma? Se atropela um animal deixa lá agonizando, se a pessoa denúncia um cara que o 'baliou' um animal, no outro dia vai solto. 


Estamos lutando sozinhas? Estamos pedindo socorro. Nos ajudem a ajudar esses animais. Se essa situação não te faz sentir nada, não sei mais o que fazer! Ei gente, não queremos fama, não queremos seguidor, não queremos nos mostrar, as pessoas que lutam pelos animais só querem que a população pare e reconheça seus atos. Não gosta deles? Tudo bem, só não os maltratem. Ninguém é obrigado gostar. Só que eles não tem culpa se você não gosta. Nós que lutamos na causa animal só queremos que a gestão olhe para essa luta com amor e que entenda que eles precisam de ajuda. Só queremos que a sociedade aprenda que eles tem sentimentos. Que sente dor, frio, fome, medo, da mesma forma que sentimos. Que eles precisam de cuidados, carinho e muito amor. 


Por favor pedimos a todos que não os maltratem, que se tiver como ajudá-los quando tiverem precisando, ajudem. Se não gosta, chame alguém que goste. Só não deixe eles sofrerem. Quem luta nessa causa sofre muito por cada perca, por cada denúncia de maus-tratos, por cada atropelamento. E o sentimento que temos é de impotência por não poder ajudar todos quando eles precisam. Nos ajudem a ajudar esses seres tão indefesos que precisam de muito cuidado e amor! 

Gestão do município só queremos ajuda pra acabar com tantos casos de animais nas ruas. Vocês têm poder e verbas pra que isso venha ser solucionado.

Não queremos nada pra nós.
Queremos apenas pra eles.
Entendam isso".

De uma cuidadora membro da Associação Cão Amigo

Nenhum comentário: