quarta-feira, 15 de março de 2023

Jenilson: “meu nome está no jogo”


O EX-DEPUTADO Jenilson Leite (PSB) não vai ficar fora do processo eleitoral, na disputa municipal pela prefeitura de Rio Branco, no próximo ano. Disse ontem ao BLOG estar o seu nome à disposição para uma grande composição dos partidos de oposição, para ser candidato à PMRB. No momento, o seu foco está voltado para ver como ficará uma composição regional, se for concretizada a formação de uma Federação partidária, entre o PSB-PDT-SOLIDARIEDADE.

O PDT e o SOLIDARIEDADE são bases do governo Gladson, ambos com seus dirigentes ocupando secretarias. Outro sarrafo que o Jenilson terá que superar no seu pulo para ser candidato, é saber se o PT, com quem tem tido rusgas, abençoará uma candidatura sua à PMRB. O seu grande trunfo é ter tido pouco mais de 30 mil votos na capital, na eleição passada, o que é um baita espólio político.

NÃO FALA SOBRE SUA CANDIDATURA

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, tem reiterado que não vai falar sobre a sua sucessão e sua candidatura à reeleição este ano. Não quer antecipar o debate sobre a sua administração.

NOME POSTO

QUEM está em pré-campanha a prefeito de Brasiléia é o ex-vereador Joelso (PP), representante do governo na região. “Sei que serei candidato, não sei quais serão os meus adversários”, diz.

AINDA SOBRE BRASILÉIA

A PREFEITA de Brasiléia, Fernanda Hassem, ainda não falou sobre quem será o seu candidato- ela não poderá disputar a reeleição- os nomes citados até o momento estão no campo das hipóteses.

NÃO É BEM ASSIM

OS adversários dão o prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, como derrotado se disputar a reeleição. Aparece mal nas pesquisas. Mas não é bem assim. Se saírem vários candidatos a prefeito, automaticamente, ele entra na disputa com chance. Não o coloquem por antecipação na balsa.

NINGUÉM FOI ELEITO

NENHUM dos deputados com base eleitoral em Brasiléia pode bater no peito e se arvorar como legítimo representante do município, porque ninguém se elegeu somente com os votos regionais. Tiveram todos que inteirar fora.

PASSOS DO MPF

A próxima fase da Ptolomeu é a manifestação do MPF. Deve apresentar a peça da Denúncia com a tipificação dos supostos crimes cometidos pelo governador e secretários. A ministra Relatora do caso aceitará ou não. Se aceitar, os denunciados viram réus. Na Denúncia podem vir pedidos de prisões ou de afastamento do Gladson. A Relatora aceitará ou não. É a próxima fase da Ptolomeu.

É O QUE VAI DAR O TOM

SERÁ com a manifestação do MPF e a análise da ministra Relatora do STJ, que vamos saber qual será o tom dessa investigação que se arrasta.

NÃO CABE DISCUSSÃO

ENQUANTO a situação não se aclarar, não adianta mais o debate entre a base do governo e a oposição, porque será como chover no molhado.

DEMOCRÁTICO, NEM TANTO!

O MDB tem “Democrático” só na sigla. Poderia numa das sessões ceder o tempo da liderança para o deputado Emerson Jarude (MDB) ter mais tempo para falar. Mas há um claro boicote á sua fala.

SEMPRE BRECOU

MAS, para quem conhece as entranhas do MDB, não é novo, sabe que o partido não costuma dar vez e voz aos que surgem como nova liderança.

ASSUNTOS EMBARALHADOS

A líder do governo, deputada Michelle Melo (PDT), deveria focar num assunto principal quando vai à tribuna; ao falar sobre vários temas, se embaralha.

CONTINUA PEGANDO MAL

SE HÁ um ponto fraco no governo do Gladson é o setor de esportes. Aí está o Arena da Floresta caindo aos pedaços. Volto bisar que é hora de escolher um nome com trânsito no setor, para a subsecretária de Esportes, deixando de lado o compadrio na escolha. Não pode continuar o caos.

PEDRA CANTADA

JÁ tinha cantado a pedra de que ou o deputado Afonso Fernandes (PL) quitava a dívida com os funcionários da sua empresa, ou isso seria o seu calo. Foi o que ocorreu ontem na ALEAC, saudado em coro de “caloteiro” por servidores da Saúde.

PIORA A SITUAÇÃO

VOLTARAM as invasões de terras produtivas pelo MST. Isso só piora a aceitação do governo Lula no eleitorado rural, onde levou uma bruta surra do Bolsonaro. O MST sempre foi uma simbiose do PT.

NÃO ESTÁ MORTO

É ninguém pense que o bolsonarismo foi enterrado, com a derrotado ex-presidente Jair Bolsonaro.

HISTÓRIA MAL CONTADA

ESSA história do Marcus Alexandre ter saído do PT, por causa do cargo no TRE-AC, é uma conversa mal contada. Pode ter sido uma forma combinada de descolar sua imagem do desgaste atual da sigla, tudo conversado com o Jorge Viana, para ser candidato à PMRB fora do PT. É estranho, bem estranho. A observação me foi feita ontem por quem transita na esquerda. O JV e o Marcus não iam brigar do nada. Ou alguém acha que se o Marcus ganhar a eleição para prefeito, não apoiará o Jorge Viana ao governo em 2026?

FRASE MARCANTE

“O que se faz num dia é semente de felicidade (ou de infelicidade) para o dia seguinte”. Ditado indiano.

Por ac24horas.com

Nenhum comentário: