terça-feira, 28 de março de 2023

Tarauacá; Ifac forma primeiros tecnólogos em Gestão do Agronegócio do Acre


O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio do campus Tarauacá, formou os primeiros tecnólogos em Gestão do Agronegócio do estado. A cerimônia, realizada no dia 23 de março, contou com a participação de servidores, estudantes, familiares e amigos dos formandos. Ao todo, 30 novos profissionais receberam o diploma e estão aptos para atuar no planejamento e execução de empreendimentos voltados para a área agrária.

Lançado em 2019, o curso superior de Gestão do Agronegócio tem duração de três anos e conta com currículo que aborda desde temáticas envolvendo agricultura, agroecologia, agroindústria, até conhecimentos sobre legislação, técnicas e métodos agrários, planejamento rural e mercadológico, estatística, entre outros.

Além de ser ofertado no campus Tarauacá, unidade do Ifac onde foram iniciadas as primeiras turmas, o curso também está sendo disponibilizado no campus Baixada do Sol (Rio Branco), com ingresso dos primeiros alunos em 2023.


Durante a cerimônia, as estudantes Daiane Lima de Oliveira Melo e Lunnara Dáfany Araújo de Souza representaram as turmas (2019 e 2020) nos discursos preparados para a colação de grau. Já as alunas Maria Rosimar Silva dos Santos e Talyla da Silva Paula subiram ao palco para receber a outorga de grau em nome das turmas 2019 e 2020.

“As formaturas são sempre momentos de muita felicidade. É o coroamento de todo esforço e dedicação, e do trabalho desenvolvido na instituição. Temos muito orgulho de cada um que optou pela educação como caminho para transformação da vida. Todos são vitoriosos. Chegaram até aqui e hoje são os primeiros tecnólogos em Gestão do Agronegócio formados no Acre. Tenho certeza que vão servir de espelho para muitas pessoas. Parabéns e sucesso na caminhada profissional” – Rosana Cavalcante dos Santos, reitora do Ifac.


“Esse é um momento de muita felicidade para o campus Tarauacá. Estamos formando nossas primeiras turmas de curso superior e de Tecnologia em Gestão do Agronegócio. A formatura é um momento alegria, de relembrar o que foi vivenciado e reforçar o caminho dedicado de cada um. Todos que estão presentes nessa colação de grau merecem essa conquista, esse momento especial. Sabemos que precisamos continuar construindo o melhor para nossa comunidade, por meio da educação. Continuem contando com o Ifac” – Denis Borges Tomio, diretor geral do campus Tarauacá.

“Estou muito feliz em participar desse momento, como prefeita de Tarauacá. A presença do Ifac em nossa cidade é importante, pois segue sendo uma instituição que oferta oportunidade para nossa comunidade. A formatura é um momento para comemorar e lembrar que esse também é o início de uma linda história profissional. Vocês serão exemplos para cada vez mais pessoas” – Maria Lucineia Nery de Lima Menezes, prefeita de Tarauacá.

“Ser a primeira turma não é para qualquer um. É para desbravadores. É um caminho desconhecido, um caminho que precisa ser trilhado junto com quem está proposto a construir. E vocês construíram conosco esse trabalho. Chegamos até aqui juntos. Parabéns pela graduação e continuem estudando, se aperfeiçoando, acreditando na educação e na ciência” – Maria Lucilene Belmiro de Melo Acácio, pró-reitora do Ensino.

Confirma abaixo os docentes homenageados durante a cerimônia de colação de grau:

Ívina Zuleide Gonçalves de Sousa Freitas (paraninfa da turma 2019);
Jesus Sérgio de Menezes (patrono da turma 2019);
Alexandre Lúcio Amaro (patrono da turma 2020);
João Ricardo Avelino Leão (homenageado da turma 2019);
Tayson Ribeiro Teles (homenageado da turma 2019);
Maria Ionara Gomes Machado (homenageada da turma 2020).

(Fotos: Luvilan Braz dos Santos/Campus Tarauacá)

Por Assessoria.

Nenhum comentário: