Rio no Acre apresentam níveis baixos pela falta de chuvas — Foto: Marcos Vicentti/Secom
A forte massa de ar seco que predomina no sul da Amazônia começa a perder força neste domingo (4) na região. Com isso, as condições de chuva aumentam gradualmente, inclusive no Acre.
Para este dia a previsão ainda é de sol forte e calor em todas as regiões acreanas. O tempo varia de claro a parcialmente nublado, mas há possibilidade de chuva rápida e isolada à tarde, segundo o Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). (Confira as médias de temperatura no final do texto)
Seca Extrema
A falta de chuvas e a situação de extrema seca dos rios no Acre levaram o governo do Acre a declarar, no dia 30 de julho, situação de emergência em todo o estado. A seca já afeta o fornecimento de água e compromete diversas atividades econômicas e sociais.
O decreto leva em consideração o impacto severo da seca, que se intensificou no primeiro semestre deste ano e a iminente possibilidade de desabastecimento do sistema de água.
A falta de água também impacta diretamente municípios e aldeias indígenas, com risco de isolamento, devido à falta de navegabilidade dos rios.
Focos de incêndio aumentaram quase 200% em relação ao ano passado no Acre.
Por https://g1.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário