Complexo de Energias de Boaventura vai expandir capacidade produtiva da estatal
Complexo de Energias BoaventuraCréditos: Bruno Castro/Petrobras
Nesta sexta-feira (13), a Petrobras inaugura o Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí, RJ, com a presença do presidente Lula e da presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
O complexo inclui a maior unidade de processamento de gás natural (UPGN) do Brasil e receberá gás do pré-sal da Bacia de Santos via o gasoduto Rota 3.
O Projeto Integrado Rota 3 permite o escoamento de até 18 milhões de m³/dia e o processamento de até 21 milhões de m³/dia de gás natural, aumentando a oferta nacional.
A construção do complexo gerou cerca de 10 mil empregos e inclui termelétricas a gás e unidades de refino para combustíveis e lubrificantes.
A Petrobras iniciou os procedimentos de operação da UPGN após aprovação da ANP em 9/9; as operações comerciais estão previstas para o início de outubro.
O Complexo, com mais de 600 profissionais, será capaz de produzir 12 mil bpd de óleos lubrificantes, 75 mil bpd de diesel S-10 e 20 mil bpd de querosene de aviação.
A ideia é aumentar a capacidade produjtiva da empresa, que tem sido reconstruída ao longo do governo Lula. Recentemente, as ações da PETR4 foram escolhidas como as melhores em pagamentos de dividendos de gás e petróleo no mundo. Além disso, a empresa tem investido pesado em fertilizantes e na expansão da capacidade de refinamento dos hidrocarbonetos do Pré-Sal.
Com informações de Agência Petrobras de Notícias
Por https://revistaforum.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário