O Estado do Acre poderá dar um passo um importante no mês de novembro para o desenvolvimento econômico no setor produtivo mediante novos mercados para exportação da proteína animal. Esse é o entendimento do Secretário de Comércio e Relações Internacionais Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luis Rua, que em conversa com o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Jorge Viana, nesta segunda-feira, 28, confirmou a possibilidade da exportação de carne bovina e suína para o Chile, Japão e até mesmo a China.
Em novembro, autoridades chilenas devem desembarcar no Acre para inspecionar e habilitar possivelmente os frigoríficos de carne bovina e suína.
“Queria dizer para a população acreana que a gente vem trabalhando bastante pra que a gente possa ter novos acessos. E o mercado do Chile, como o presidente Jorge Viana comentou, é um dos mercados mais promissores. O caso da carne suína, por exemplo, é um dos top três principais mercados pra nossa proteína, inclusive deu o prelisting pro Brasil, ou seja, os estabelecimentos poderem se habilitar pra esse estado e agora a possibilidade entre o dia 5 e o dia 15 de novembro numa missão que irá lá pro seu estado, presidente, e que vai avaliar o sistema sanitário do Acre, que já é um sistema sanitário de excedência, reconhecido, como Livre de Aftosa sem vacinação. Os chilenos estão indo lá justamente pra avaliar isso. A gente tá com muito boas expectativas”, disse Ruas.
Ruas confirmou ainda que existe essa possibilidade de exportar carne suína para o Japão. “Na última semana foram entregues os questionários, é uma parte processual que a gente tem que cumprir, então foram entregues todas as informações sobre a defesa sanitária, o sistema do serviço sanitário do próprio IDAF, duas informações do Ministério da Agricultura e agora naturalmente está em avaliação pela parte japonesa, pelo MAPA. Eu estou indo para lá presidente, acompanhando inclusive aquele encontro que faremos na Tailândia e no Japão e vou ter uma reunião inclusive com a autoridade japonesa. Que a gente possa tratar esse tema e colocar de fato entre as prioridades essa possibilidade do Acre ser reconhecido também pelo Japão e sem falar da China, que é um grande mercado que a gente está trabalhando, já foram enviadas as listas, então agora na expectativa de que possa ser feita uma vistoria logo em breve”, destacou o secretário.
Em entrevista com o ac24horas, o presidente da Apex, Jorge Viana, defendeu que a agenda que o presidente Lula deve cumprir no Acre em novembro deverá ser preponderante para anúncios que beneficiem o Estado. “O presidente Lula deve ir ao Acre porque ele faz questão de ir visitar todos os estados do Brasil antes de completar dois anos, e ele já foi tantas vezes no Acre, até o final de novembro. E nessa agenda no Acre, ele vai falar dos investimentos nas duas BR-317, que é a Estrada do Pacífico, e BR-364, que já são muito fortes, vai anunciar muitas ações na área social e deve anunciar muitas medidas fortes na área da economia acreana, focada em exportação, e isso deve acontecer”, frisou.
Um dos principais entusiastas e defensores de que o Acre exporte carne bovina para a China, Viana afirmou que o Frigonosso já está na lista que o governo brasileiro mandou para a China no início de outubro, pedindo habilitação de novas plantas de processamento de proteína animal. ” O FrigoNosso do Acre está lá, já passou por três auditorias, inclusive do Mapa, passou em todas elas, mas a habilitação ou não depende da China. Se a China fizer uma opção pela pré-lista, que é o que o FrigoNosso já está, é possível que o presidente Lula possa anunciar até novembro, mas a qualquer momento vai se ter essa posição. Mas a expectativa é enorme que o presidente Lula anuncie muitos novos mercados, Chile, até Japão, Canadá, e a própria China na viagem dele. Mas isso depende também do outro país, no caso, do país que vai ser o importador. Mas é muito provável que aconteça”, disse Viana entusiasmado.
Por ac24horas.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário