segunda-feira, 22 de junho de 2009

Alto Santo (AC) monta a maior fogueira do mundo para a noite de São João

Altino Machado às 10:01 am
Fogueira

Madeira da fogueira vem da floresta preservada pela comunidade

A maior fogueira de São João do mundo é montada pela irmandade do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal (Ciclu), na localidade conhecida como Alto Santo, a 8 quilômetros do centro de Rio Branco (AC), onde o maranhense Raimundo Irineu Serra (1892-1971) fundou a doutrina do Daime.

Os seguidores participam de rituais espirituais onde tomam a ayahuasca ou Daime, a bebida que é obtida a partir do cozimento de duas plantas da Amazônia, o cipó jagube e a folha chacrona. O Alto Santo, que não possui nenhuma filial, se constitui no mais importante centro daimista. Ele conserva vestígios que remontam à década dos 1940, ou seja, à construção da doutrina do Daime por seu fundador.

A tradicional fogueira na verdade será acesa às 18 horas de terça-feira, quando terá início o hinário em louvor de São João Batista. A fogueira mede 4.50m de altura por 4.30m de largura. São mais de 58 m³ de madeira retirados da área de floresta, a maior parte ainda virgem, preservada pela viúva do fundador, Peregrina Gomes Serra, que detém o cargo de dignitária do Ciclu-Alto Santo.

O centro de dona Peregrina Gomes Serra faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Irineu Serra, a primeira do Acre, criada pelo prefeito Raimundo Angelim (PT) há quatro anos, a pedido dos moradores.

A madeira usada na fogueira é basicamente faveiro e bordão de velho, que não têm valor comercial, mas se reproduzem muito facilmente nas capoeiras. Paus de mulungu são usados para sustentação da fogueira.

O mulungu, cuja madeira é resistente e contém enorme quantidade de líquido, suporta o enorme calor resultante da fogueira. Algumas vezes as estacas de mulungu chegam a brotar meses após o fim da fogueira, que se apaga totalmente após mais de uma semana.

A área original do bairro Irineu Serra foi doada pelo ex-governador e ex-senador José Guiomard dos Santos ao mestre Irineu Serra. Foi fracionada ao longo dos anos, mas ainda forma, no ponto mais alto da cidade, uma das mais belas paisagens naturais.

Em setembro de 2006, o Ciclu-Alto Santo foi tombado, por decretos simultâneos do então governador Jorge Viana e do prefeito Raimundo Angelim, como patrimônio histórico e cultural de Rio Branco e do Acre. Foi o primeiro passo para o processo de tombamento da doutrina do Daime como patrimônio histórico e cultural da humanidade.

Para saber mais sobre a irmandade, leia o Manifesto do Alto Santo, de março de 2006.

Nenhum comentário: