segunda-feira, 3 de maio de 2010

Julgamento de acusados da chacina na penitenciária Urso Branco, em Porto Velho/RO, previsto para está semana


Julgamento de acusados da chacina na penitenciária Urso Branco, em Porto Velho/RO, previsto para está semana

urso_branco_portovelhoSerão julgados por júri popular, a partir desta semana, os 16 acusados de participação na chacina ocorrida em janeiro de 2002, na Casa de Detenção José Mário Alves, conhecida como Urso Branco, em Porto Velho (RO).
Representantes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) fazem parte da Comissão Especial do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) que acompanhará o julgamento na 2ª Vara do Tribunal do Júri de Porto Velho.
O episódio, que vitimou 27 presos, levou o Brasil a ser denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).
A partir do ocorrido, o CDDPH constituiu grupos para realizar inspeções em Urso Branco e apurar denúncias de violações de direitos humanos, reportando as medidas adotadas à OEA. A Comissão monitora as instalações do presídio e as medidas implementadas e cobra providências para solução dos problemas pendentes.
Uma das medidas que ajudou a melhorar a situação em Urso Branco foi a transferência de 67 internos, líderes de rebeliões, para o sistema penitenciário federal. Investimentos de cerca de R$ 27 milhões para reforma e construção de penitenciárias foram realizados pelo Depen em Rondônia, gerando 1.203 novas vagas no sistema prisional do estado.

Calendário dos julgamentos

Nenhum comentário: