sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Ponte sobre o rio Tarauacá: 95% da obra está concluída


Ponte sobre o rio Tarauacá: 95% da obra está concluída

Ponte faz parte do complexo projeto da BR 364 desde o Vale do Juruá até Rio Branco
Binho inspecionou as obras da ponte sobre o rio Tarauacá, que se completa com a implantação de um acesso de 5,1 quilômetros que tira do centro da cidade o movimento de veículos pesados. As duas obras estão custando R$48, 4 milhões. A ponte faz parte do pacote de obras de arte da BR 364, rodovia construída com apoio do Presidente Lula. Amigo do Acre, Lula não mediu esforços em ampliar as obras ao longo da BR-364, entre elas as pontes sobre os rios Purus, Tarauacá, Envira, Diabinho e Juruá, investimentos que, junto com a rodovia, somaram, apenas no mandato de BInho, R$1 bilhão.
A ponte do Tarauacá faz parte do complexo projeto da BR 364 desde o Vale do Juruá até Rio Branco e, como as demais e a pavimentação da rodovia, está no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em 2010, a estrada contabilizou um grande volume de homens e equipamento trabalhando em vários turnos para acelerar a conclusão. Ficou faltando pouco para que o próximo governador conclua a estrada, conhecida como a mais importante via de integração do Acre. "Está em 95% concluída", confirmou Marcos Alexandre.
Ponte Rio Tarauacá
♦Extensão: 300m
♦Largura: 14,4m
♦Faixas de Rolamento: 2
♦Vão central: 104m
♦Gabarito de Navegação: 8 metros de altura e 50 m de largura
♦Estrutura Principal: Ponte extradorso com dois planos de 8 cabos externos, vãos de 65,5m, 100m e 65,5m, quatro mastros de 14,9m, construída em balanços sucessivos.
♦Estruturas de Transição: Ponte em grelha mista de vigas metálicas e laje de concreto armado com dois vãos de 35,4m.
♦Trecho rios Liberdade-Juruá: trabalho não para mesmo no inverno
O trecho de 69 quilômetros que separam os rios Liberdade e Juruá pela BR 364 foi completamente restaurado. Alguns trechos estão completos e outros preparados para receber a capa asfáltica. "Mesmo durante o inverno os trabalhos não foram interrompidos", disse o diretor do Deracre, Fernando Moutinho, lembrando que as obras passam por uma última etapa antes dos detalhes de sinalização e meio-fio.
Trecho Liberdade-Juruá guarda diferenciais: não se usa cimento para evitar retração na mistura ao solo mas aplica-se seixo, pedra trazida do rio Japurá, na fronteira com a Colômbia.

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