quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Seaprof de Tarauacá faz balanço do ano




Balanço e prestação de contas
Assumi a gerencia da Seaprof em meados de abril deste ano. Quando meu nome começou ser cogitado para a função, recebi conselhos contra e a favor da proposta. As duas opiniões eram sinceras, uns achavam que eu podia me queimar tendo em vista que a Seaprof de Tarauacá não apresentava nenhuma estrutura.  Outros achavam que eu poderia desenvolver um bom trabalho e ajudar os produtores rurais do nosso município.

Entres as duas opiniões divergentes, eu só tinha certeza: Se existiam dificuldade e crise de credibilidade, era preciso de esforço, fazer algo novo para       recuperar as esperanças dos nossos trabalhadores e trabalhadoras. Para resolver a duvida e tomar uma decisão, aproveitei uma assembléia do Sindicato dos trabalhadores Rurais para fazer-los uma consulta sobre o assunto. Os mais 300 trabalhadores presentes decidiram pelo “sim” ao desafio.

Começamos a trabalhar. No primeiro dia foi um desespero. O prédio não oferecia as mínimas condições de trabalho.  Não existiam equipamentos necessários, materiais de expediente e mais complicado: Não havia ninguém para prestar informações sobre documentos, patrimônios e possíveis programas em andamento. Não havia um só técnico para nos auxiliar na gestão. Para começar recorremos apoio voluntário de pessoas amigas-e Sem ficar reclamando dificuldades fomos abrindo caminhos.

No dia 16 do corrente, com a proximidade de enceramento do ano, convidamos todos as associações de produtores rurais sindicato e cooperativas para fazer o balanço do resultado de 8 meses de trabalho. Quase 400 trabalhadores e trabalhadoras, representando mais de 40 associações, participaram do evento, ouvindo informações e contribuindo com sugestões. No final da reunião, após a apresentação do balanço, perguntei aos trabalhadores se estavam de acordo com os resultados  e se valia à pena continuar. O sim foi unânime.

Acredito que em pouco tempo, com as dificuldades iniciais que tivemos, realizamos muito. Reformamos o escritório, montamos uma equipe com a contratação de 09 técnicos, construção de 12 casas de vegetação, 127 açudes, entregas 6 barcos para o escoamento da produção das comunidades, construção (fase de acabamento) de três casas de farinha, licitamos 800 mil reais para aquisição e equipamento e insumos de 9 comunidades, iniciamos um trabalho de mecanização. Gradeamos 40 hectares de terra, executamos um convenio de 350 mil para a compra da produção e agora em parceria com a secretaria de educação e secretaria de indústria, comércio, licitamos com as cooperativas de produtores 1 milhão para a compra da produção.  Foram muitas reuniões e várias outras ações realizadas que estão detalhadas abaixo.

Apesar das dificuldades que enfrentamos, o balanço é positivo e foi aprovado pelos produtores. É preciso dizer que o resultado do nosso trabalho é fruto da parceria com as organizações comunitárias e principalmente do grande esforço do governador Tião Viana e do secretário Lourival Marques, que não tem medido esforços para mudar a realidade produtiva do nosso estado e do nosso município.  Se neste primeiro ano, com as dificuldades relatadas foi possível fazer muito, em 2012 será feito muito mais. Agora temos uma equipe técnica,  equipamentos e auxiliares dispostos ao desafio. Temos também muitos investimentos garantidos para a produção de Tarauacá. 2012 começará com muito trabalho.  
Chagas Batista- Gerente da Seaprof em Tarauacá

Reforma do escritório da Seaprof
 
Formação da equipe
 
Batista
Narcélio
Rosane
Viviane
Ronaldo
Antônio
Gilberto
Célio
Marina
Andson
 Aparecido
Edmilson
Helisson
 Lizander
Nascimento
 Sidomar
Valdernilson
Assis
 Nonato
 
Os programas
PROACRE
PAA
Segurança alimentar
Mecanização
Piscicultura
Crédito solidário
Certificação
Fundo Amazônia
 FDL.
 PROACRE:

Empoderamento das comunidades ® PDC’s nas COP’s e PGTI’s nas terras indígenas;
11 COP’s beneficiadas;
3 comunidades indígenas: Caucho,Colônia 27 e Humaitá;
Entrega 06 barcos para comunidades: Perseverança, Socó, Semeada, São Vicente, União, Novo Destino.
Recursos para os PGTI’s.
 Caucho: R$ 200.000,00
Colônia 27: R$ 45.000,00
Humaitá: R$ 100.000,00
Processo licitatório já realizado para 9 COP’s:
Volume de recurso em torno de R$ 800 mil;
Matérias licitados: mudas, sementes, rações, aves, kits casa de farinha, máquinas e implementos.
Volume de recurso para toda a execução dos PDC’s nas COP’s chega a mais que R$ 1 milhão.
Compra da produção


Compra direta do produtor e doação simultânea ® em 2011 CONAB;
24 instituições beneficiadas
102 produtores cadastrados, com média de R$ 3.500,00 pra cada produtor;
Valor executado R$ 380.000,00 de recurso movimentado no município em 2011.
Boa Compra- Merenda Escolar- Contrato assinados com as Cooperativas R$ 1.000.000,00.
Para 2012 PAA/Estado e PAA/CONAB;
Subsidio da compra de 12 toneladas de Borracha: tipo CVP/ FDL.
PAA/Estado:
 30 instituições beneficiadas;
78 produtores já cadastrados;
Volume de recurso R$ 351.000,00;
CONAB, projeto elaborado para 2012, vai beneficiar 100 famílias. Valor 450.000,00 reais.
Programa da Segurança Alimentar;
13 casa de vegetação;
Em mutirão com o auxilio dos técnicos, mão-de-obra: contrapartida dos produtores;
Atendendo 4 comunidades: Terra firme, polo Agroflorestal, Corcovado, entidade Casa de Nazaré.
Sendo 3 casas de vegetação em parceria com Sec.Pequenos Negócios.
Entrega dos kits, com: motor bomba, regadores, baldes, mangueiras, pulverizador costal, carro-de-mão, peneira, ciscador, pá e sementes.

Mecanização.
 40 Famílias do Pólo Agroflorestal de Tarauacá;
Famílias do P.A. Tarauacá;
Média de mais de 1 hectare/família.

Piscicultura
Acompanhamento da construção de 91 açudes da SEAP na região do Taquari/ F.E. do Mogno, já concluído;
Construção de pequenos açudes e reformas de barragens em comunidades com dificuldade de acesso a água ® comunidade Socó 14 famílias atendidas.
Chegando a 134 açudes construídos.
Acompanhamento da construção de açudes nas comunidades indígenas:
Caucho ® 5 tanques e 3 açudes;
Em 2011: implantação do programa de Piscicultura do Governo do Estado;
14 famílias já beneficiadas ® total de 49.283 m² de lâmina d’água construída;
Trabalho em conjunto com as cooperativas: CAET e COOPTAR;
Previsão de pelo menos mais 30 para 2012.
Credito solidário
Reuniões nas comunidades;
Levantamento de propriedades;
Cadastramento de DAP’s;
 Elaboração de 28 projetos; que está sendo liberado um Montante de 575.000,00 R$.
Encaminhados para o Banco da Amazônia e Banco do Brasil.

Certificação da propriedade
Incentivar a produção sustentável sem uso do fogo, visando geração de renda, melhoria de vida do produtor e preservação do meio ambiente;
 Ações de fomento a produção, assistência técnica e implantação de roçados sustentáveis.
 Esse ano assinatura de 50 termos de adesão;
 Para 2012:
Pagamento do bônus;
Mais adesões;
Elaboração dos planos de desenvolvimento da propriedade;
Ações de fomento.

Fundo Amazônia
 Fomentar práticas sustentáveis para a redução do desmatamento e efetuar pagamento por serviços ambientais, valorizando o ativo ambiental e florestal do Acre, consolidando uma economia limpa, justa e competitiva, fundamentada no Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE).
Aquisição de insumos (sementes, mudas, etc.);
Contratação de serviços para destoca e gradagem (a partir de maio 2012).
 Identificado as áreas e quantidade de famílias atendidas.
775 famílias beneficiadas diretamente;
Comunidades selecionadas: Novo destino, Morongaba, Tocantins, PA Tarauacá, Perseverança.
Estimativa de investimento de aproximadamente R$ 10 mil por família.

Outras ações
Regularização dos lotes vagos no Pólo Agroflorestal;
Seleção de famílias para participar do Fundo Amazônia;
Auxílio na implantação dos PDC’s Pró-Acre;
Construção de casas de farinha.
Distribuição de Mudas: Laranja, Limão Taiti, Tangerina Pocan, para aproxidamente 350 famílias.

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