domingo, 30 de dezembro de 2012


Três crianças foram atingidas por raio e estão na UTI


 Três crianças foram atingidas por raio em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba/PR na quinta-feira (27/12). Duas delas de 12 e 13 anos estão internadas na UTI/Unidade de Terapia Intensiva em estado gravíssimo. 

De acordo com o hospital, os garotos estão entubados e sedados. O terceiro garoto de 11 anos, quebrou a clavícula, mas está consciente e melhorando.

Os meninos brincavam em um campinho quando houve a descarga elétrica. Sete crianças estavam no espaço e apenas três precisaram de atendimento médico. Inicialmente, elas foram levadas para um posto de saúde. Depois, com a ajuda de um helicóptero, foram transferidas para o Hospital do Trabalhador.

Cuidados...

Na quarta-feira (26/12), segundo a Defesa Civil do Estado do Paraná, um garoto de 13 anos morreu após ser atingido por um raio no município de Curiúva, no norte do Paraná. Ele estava em uma região descampada e procurou uma árvore para se proteger da chuva. A descarga elétrica atingiu justamente a árvore em que ele estava.

O capitão Eduardo Gomes Pinheiro lembra que é impossível evitar os raios, contudo, as pessoas devem ficar atentas. Em regiões descampadas, é preciso ficar longe de máquinas agrícolas ou árvores que sejam pontos únicos. “Normalmente os raios convergem para esses pontos”, afirmou o capitão Pinheiros.

Locais como o campo onde brincavam os garotos, em Colombo, devem ser evitados. O capitão lembra que não é preciso estar chovendo para haver raios. As descargas elétricas podem se formar antes das tempestades, portanto, se possível, é recomendado ficar em casa.

De qualquer forma, dentro de lugares fechados, também é preciso tomar alguns cuidados. De acordo com o capitão, deve-se evitar tomar banho durante tempestades, principalmente, se o chuveiro for elétrico. É recomendado ainda evitar contato com objetos de estrutura metálica como torneira, geladeira e fogão. “Desligar os equipamentos eletrônicos e evitar usar o telefone também é interessante”, complementou o capitão.

Nenhum comentário: