sábado, 20 de abril de 2013

DÚVIDA TOTAL: Oposição ainda não decidiu se terá candidatos a Governo e ao Senado, envolvidos ou comprometidos no Acre

(Dep. Marcio Bittar-PSDB, Senador Sérgio Petecão-PSD, Dep. Flaviano Melo-PMDB e Dep. Gladson Camelli-PP)

O que tem causado sucessivas derrotas na oposição política do Acre, tem sido a falta de comprometimento dos lideres e/ou candidatos. E mais uma vez, o desenho se repete para as eleições majoritárias.
Pelo costumeiro hábito da oposição, ela deve vir com candidato laranja ou envolvido. Uma vez que os lideres preferem se manter em suas áreas de conforto, em detrimento de sua militância. Quem lidera, se omite ou apoia terceiros descomprometidos lança um como “boi de piranha”.
É notório que o candidato a governador com cacife pra disputar é Márcio Bittar, este por ter “aguardado” o inconsequenteTião Bocalom  se “quebrar” na eleição passada. Foi uma jogada de omissão. Mas foi a melhor jogada. Bocalom, não era comprometido com a oposição e de certa forma foi ele o tal boi de piranha.
Márcio também é o candidato natural porque seu partido saiu como o segundo mais vitorioso no estado nas últimas eleições.
Acredita-se que Márcio Bittar (PSDB) será um candidato COMPROMETIDO  porque se perder fica sem mandato. Logo, a eleição pra ele é de vida ou morte política momentânea.
Já Sérgio Petecão (PSD) que não investiu na eleição passada em suas bases. Com isso, perdeu espaços importantes já conquistados e não conquistou nem um novo espaço, ou seja, novas prefeituras. Sem nenhuma base pessoal quer ser candidato contando com os votos da oposição, como foi à candidatura de Tião Bocalom para prefeito da capital Rio Branco.
Petecão se for candidato, será um candidato ENVOLVIDO na causa da oposição, pois como já é senador, se perder simplesmente retorna ao senado, ou seja, não tem nada a perder.
Em se falando de candidatura majoritária, a mais natural e ou COMPROMETIDA seria justo Gladson Camelli (PP) concorrer para a vaga ao Senado. É uma candidatura de comprometimento, pois se perder ficará um bom tempo sem tribuna. Logo, será um candidato comprometido, o que demonstrou nas últimas eleições, onde fez de seu partido um dos que mais cresceu.
Já Flaviano Melo (PMDB) deve ser o grande mediador dessa justa e forte corrente que deve encarar essa difícil disputa de derrotar Tião Viana (PT). Flaviano deve ainda indicar de forma natural o vice-governador e o primeiro suplente ao senado. Isso porque é o mais legítimo oposicionista à Frente Popular. Além do mais, seu partido é o terceiro em número de conquistas na eleição passada. Algumas de suas atitudes são aceitas em face de sua idade e condições físicas.

Conclusão
Qualquer outra decisão que não fazer uma vereda por esses caminhos, facilmente será derrotada, pois a injustiça causa desânimo, falta de motivação, tristeza, apatia, etc. Qualidades necessárias para qualquer disputa em que se queira sair vencedor.
Essa é uma rápida análise feita pela empresa ASACONSULT a pedido do Site www.politicadoacre.com.br


Nenhum comentário: