sábado, 27 de abril de 2013

Novo Maracanã aposta em sustentabilidade, tecnologia e segurança


O Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, se renova com uma forte aposta em sustentabilidade ambiental, tecnologia e segurança. A arena, que recebe seu primeiro jogo teste neste sábado (27), com o confronto entre os times formados pelos craques Bebeto e Ronaldo, terá medidas para economizar recursos como água e energia elétrica.
O Maracanã terá sistema de iluminação com lâmpadas de LED em 23.500 luminárias de baixa manutenção e elevada vida útil; equipamentos econômicos de ar condicionado, bombas mecânicas eficientes e o uso da energia solar no aquecimento da água dos vestiários. As medidas vão permitir uma redução de 8% no consumo de energia elétrica na arena.

O estádio também receberá placas fotovoltaicas no anel de compressão da cobertura, capazes de gerar 670 mil kW/h por ano, o suficiente para o abastecimento de 25% de energia necessária para o funcionamento do Maracanã.

Tecnologia e segurança
O Maracanã ainda contará com um avançado centro de controle, composto por três salas. Uma delas para o monitoramento de imagens geradas por 360 câmeras espalhadas pelo estádio. Essa tecnologia possibilitará a detecção no meio da multidão de um torcedor em atitude suspeita e acompanhar seus movimentos.
Outra sala vai controlar todos os equipamentos mecânicos e elétricos do estádio, como iluminação, ventilação, sistemas de energia, incêndio e segurança predial, para acionar técnicos tão logo for constatado algum problema em qualquer ponto do estádio. Na terceira sala serão monitorados os sistemas de sonorização e vídeo para a transmissão dos jogos.

Nenhum comentário: