segunda-feira, 25 de novembro de 2013

BR 364, UM SONHO REALIZADO DE TODOS ACRIANOS...



Eu viajei bastante na BR 364, que liga Cruzeiro do Sul a Rio Branco, na época que andei pela primeira vez nessa estrada que era apenas um “ramal”, foi uma viagem muito cansativa e ao mesmo tempo prazerosa por está saindo de Tarauacá até a capital do Acre em transporte terrestre.

Daí até hoje foram muitas as idas e vindas, passei fome, dormi dentro de bueiro, e até andar um bom percurso a pé eu andei, essa foi uma das aventuras mais marcante que vivi na BR 364... Eu estava vindo de Rio Branco em um ônibus que faltando 40 quilômetro para chegar em Feijó ficou atolado. Diante aquela situação sem perspectiva de quando sairia dali, optei por enfrentar o trecho na pernada, foi um dia todo andando dentro da lama embaixo de um sereno daqueles, até chegar na querida Feijó onde fui tão bem recebido.

Nessa época as pessoas falavam que aquele “ramal” um dia seria uma rodovia, eu assim como muitos simplesmente duvidava muito, como que um trecho de grandes rios, igarapés, e igapós, seria trafegável de inverno a inverno. Como que em rios como o rio Tarauacá seria construído pontes e acabaria aquelas grandes filas de carros que atravessavam em uma barco chamado balsa.

Depois de alguns anos sem andar na 364, alguns meses atrás eu voltei a fazer esse percurso que tanto me surpreendeu, se eu não conhecesse nunca imaginaria que um dia esse trecho foi tão ruim de trafegar. Hoje mesmo ainda não estando concluída a BR está bem avançada, são pontes, galerias e muito aterro o que aos pouco transforma aquele “ramal” em uma rodovia de fato.

Dias atrás eu tive a oportunidade de conversar com Tião Viana atual governador do estado do Acre, e um dos muitos defensores dessa estrada, o governador estava em uma viagem de rotina onde toda semana o mesmo vistoria os serviços de recuperação e também de construção da BR.

Questionado por mim Tião Viana falou que pela primeira vez na historia vão trabalhar durante o inverno todinho, Tião Viana falou ainda que em 2014 a Presidenta Dilma Rousseff, vem ao Acre receber e entregar a BR 364 para o povo do Acre.

Claro que esses governantes não estão fazendo nada além das suas obrigações, é lamentável que só agora depois de tantos anos de existência de municípios como Cruzeiro do Sul, Tarauacá, e tantos outros, que os governantes começam a olhar para a importância dessa estrada que tira esses municípios do isolamento.

Eu como tarauacaense que ama a terra do abacaxi, fico muito feliz em viver essa realidade, quantas pessoas já sofreram nessa estrada e por falta dela. Que o governo independente de bandeira partidária olhe para nós e continue a construção e recuperação da nossa BR 364.
Alcionildo Fontinele.

Nenhum comentário: