quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Eleitores não acham que oposição representa seu desejo de mudança

Esse sentimento é um dos pontos mais importantes aferidos pela mais recente pesquisa IBOPE/jornal O Estado de S.Paulo. A Equipe do Blog do ex-ministro José Dirceu, para informação dos leitores, divulga aqui este levantamento publicado hoje pelo jornal O Estado de S.Paulo e também pelos demais jornais.
A pesquisa mostra que a presidenta Dilma Rousseff continua ampliando sua vantagem na intenção de votos dos brasileiros em relação aos demais candidatos postos até agora, os presidentes nacionais do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e/ou a ex-senadora Marina Silva.
De acordo com a pesquisa, a presidenta da República candidata à reeleição continua em ascensão, hoje com 43% das intenções de voto, enquanto seus demais concorrentes caem. Cai, também, a ex-senadora Marina Silva, incluída na pesquisa pelo IBOPE e por quem a encomendou, ante a possibilidade de que ela e não Eduardo Campos seja a candidata da parceria PSB-Rede sustentabilidade
Presidenta Dilma vence no 1º turno, e também no 2º, se houver
Por essa pesquisa, o IBOPE registra que a vantagem eleitoral da presidenta Dilma cresceu entre outubro e novembro e que, mantida a situação, ela vence no 1º turno. Ela vence, também, num eventual 2º turno.
O jornal registra em sua matéria que, “passado o impacto da adesão” de Marina ao PSB de Eduardo Campos, ambos perderam pontos no IBOPE – Campos de 10% para 7% no cenário em que concorre com a presidenta da República e o senador Aécio Neves; e Marina, de 21% para 16% caso seja ela e Aécio que concorram com a presidenta Dilma.
A Equipe do Blog recomenda, ainda, a leitura de um artigo do José Roberto de Toledo no Estadão de hoje. Na meia página dedicada à pesquisa, o jornal publica, também, texto em que José Roberto de Toledo analisa o fato de 62% dos brasileiros quererem mudança no país, mas que a oposição, por seus vários segmentos e pelos nomes que concorrem à presidência da República, não corresponde ao desejo dos eleitores, não é considerada pela população como representante dessa mudança.

Nenhum comentário: