sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Rio Tarauacá transborda e já atinge pelo menos 60 famílias


A Defesa civil Estadual está de olho no nível dos rios. A preocupação maior no momento é com o rio Tarauacá, que já ultrapassou a cota de alerta. O rio Acre ainda está abaixo da cota, mas continua subindo. Não há nenhuma família desabrigada neste momento! 

Hoje, o foco das atenções da Defesa Civil Estadual está em Tarauacá. O rio daquele município ultrapassou em 45 centímetros a cota de alerta, que é de 9 metros. Segundo informações da Defesa Civil municipal de Tarauacá, cerca de 60 famílias foram atingidas pela cheia. Uma escola está sendo preparada para receber possíveis desabrigados. “Nós estamos acompanhando o nível do rio. Ele está subindo em toda sua bacia, desde o Alto Acre até Rio Branco. Os afluentes, da mesma forma”, informou o coordenador da Defesa Civil Estadual, Coronel Gondim.


Na reunião coordenada pelo prefeito em exercício, Chagas, na última sexta-feira, 10, foi decidido que as equipes seguirão em alerta, garantindo que a prefeitura de Tarauacá está preparada para ajudar as pessoas atingidas pelas águas do rio Tarauacá e Murú.

A defesa civil do município de Tarauacá dispõe de três estações meteorológicas, sendo elas,uma no seringal Mucuripe, uma no seringal São Luís e outra na ponte, sobre o Rio Tarauacá. A prefeitura de Tarauacá, em conjunto, com outros órgãos municipais e estaduais já estão atentos e com equipe de plantão para qualquer mudança no quadro. 


Durante toda semana, o rio Acre subiu quase 5 metros, sendo 2 metros nas últimas 48 horas. Todo esse movimento das águas é monitorado pela Defesa Civil. Nesta sexta-feira, 10, o rio alcançou o nível de 9 metros e 22 centímetros. A cota de alerta é 13 metros e 50 centímetros.

Frequentemente, a Defesa Civil Estadual publica, em sua página no Facebook, um boletim com os níveis dos principais rios:

Nesta sexta-feira, o último informativo trouxe

Riozinho do Rola: 8,43 m 
Assis Brasil: 7,08 m 
Brasiléia: 2,99 m
Xapuri: 5,95 m
Sena Madureira: 9,74 m 
Cruzeiro do Sul: 8,00 m



Fotos: Jardy Lopes - Assecom Tarauacá

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

PREFEITO CHAGAS BATISTA VISITA ESCOLA VALDINA TORQUATO E ANUNCIA ADEQUAÇÃO DA UNIDADE



Recentemente o prefeito Rodrigo Damasceno, acompanhado do vice Chagas Batista estiveram fazendo uma visita a Escola Municipal Valdina Torquato, conferindo de perto a frágil estrutura da unidade de ensino fundamental, que pertence à rede pública.

A escola municipal que fica localizada na Br -364, foi recebida em completo estado de abandono, mostrando o total descaso da gestão passada com a educação do município.

Na manhã de quinta-feira, o prefeito em exercício, Chagas Batista esteve verificando a estrutura da unidade acompanhado do secretário municipal de educação, Edmundo Maciel, e do gestor adjunto da unidade, Valter Júnior



O prefeito visitou cada sala e repartição da unidade. Nelas era possível notar o descaso que imperava no passado, condenando o município aos piores indicadores da educação. Os alunos sofrem com o excesso de calor, causado pela construção de salas sem ventilação e arejamento, e ainda devido à falta de ventiladores. Os poucos existentes estão destruídos. 



Chagas Batista decidiu conversar com o prefeito Rodrigo Damasceno para o inicio das obras, assim que o chefe do executivo retornar de viagem, pois o mesmo encontra-se em Brasília em busca de recursos para o município, e em pouco tempo a escola passará a contar com uma melhor estrutura, garantindo uma educação de qualidade a seu corpo discente, e melhores condições trabalho aos educadores e gestores que nela atuam.


Tamires Soares - Foto Jardy Lopes Assecom Tarauacá

Nenhum comentário: