sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Politizando o jurídico

Por Luis Carlos Moreira Jorge
O deputado Werles Rocha (PSDB) politiza um fato que é puramente jurídico. Não existe nenhum impedimento da desembargadora Valdirene Cordeiro decidir demandas eleitorais, pelo fato de ser mulher do ex-secretário de Fazenda, Mâncio Cordeiro. Formado em Direito, Rocha deveria ter aprendido que, quando não se concorda com uma decisão, se recorre.
Uma leve correção
Uma leve correção ao deputado federal Flaviano Melo (PMDB): as emendas parlamentares não são recursos dos deputados federais, são recursos disponibilizados pelo governo federal.
Falando do flaviano
Um ponto tem de se ressaltar quando se fala do Flaviano Melo: sempre fez uma campanha limpa. Não conheço ao longo de sua carreira política, uma ofensa pessoal feita a adversário.
Bate a amnésia
Sempre que o Márcio Bittar fala em acabar com as pensões de ex-governadores esquece algo: o projeto que restabeleceu o benefício é do seu aliado, ex- deputado Vagner Sales (PMDB).
Não é criação do PT
Mas, lhe bate a amnésia quando fala do assunto, ao criticar o PT pelas pensões de ex-governadores.
Comportamento exemplar
Quem tem tido um comportamento de militante exemplar para o PT é o prefeito Marcus Alexandre. É terminar o expediente e cai direto na periferia fazendo campanha para a FPA.
Tomou corpo
Duas candidaturas a deputado federal que tomaram corpo dentro da oposição ao longo da campanha: Marfisa Galvão (PSD) e Neto Ribeiro (PP), ambos com boachance de sucesso.
Pulou do barco
O candidato a deputado estadual Alércio Dias (PSD) desistiu de disputar a eleição. Vai apoiar a candidatura do Moreira da Farmácia (PSD), que se já era encorpada, encorpou ainda mais.
Falta simpatia
Ontem, no cafezinho da Aleac, o papo era sobre a candidatura do Léo Brito (PT) a deputado federal, com um consenso de opiniões: tem um esquema grande, mas lhe falta simpatia.
Por isso se queima
Um deputado estadual candidato à reeleição tem usado de um expediente baixo. Pede votos detonando os colegas, dizendo que não vão se reeleger. Depois reclama que não é benquisto.
Cumprindo tabela
A candidatura do Márcio Bittar (PSDB), nesta reta final, está apenas cumprindo tabela. A queda do candidato à presidência, Aécio Neves (PSDB), o deixou sem suporte financeiro.
Não decolou
Márcio Bittar também não conseguiu fazer decolar a sua candidatura no eleitorado.
Conversas pessoais
O governador Tião Viana abriu o confessionário e está recebendo candidato por candidato a deputado da FPA, reforçando a unidade da FPA para entrar coesa nos bairros nessa reta final.
Diferença que pesa
A FPA tem comando único. E isso é o que pesa numa eleição majoritária. Na oposição todo mundo manda e ninguém segue. É cada um por si e a candidatura majoritária que vá às favas.
Sempre acompanhado
Tião Viana está sempre acompanhado do secretário Edvaldo Magalhães nas conversas.
Combinar com as pesquisas
Dirigentes do DEM têm em suas contas que o candidato ao Senado, Roberto Duarte (PMN), vai chegar aos 20% dos votos. O máximo que as pesquisas lhe deram até aqui foram um 4%.
Contas que não batem
E nas suas contas está também que a coligação DEM-PV-PMN elegerá um deputado federal. São contas que não batem. A chapa da aliança para a Câmara Federal é fraquinha de dar dó.
Quatro coringas
Manoel Moraes, Dr. Julinho, Marcelo Jucá e Junior Boca Cheia são os quatro coringas do PSB para deputado estadual. Da lista sairá o eleito (s), os demais candidatos são para figurar.
Precisa ser bem votado
O candidato a deputado estadual, professor Marcelo Siqueira (PT), precisa sair da eleição com boa votação, para servir de argumento para disputar em 2016, a prefeitura de Cruzeiro do Sul.
Ficará fragilizado
Caso não consiga essa boa votação em Cruzeiro do Sul, Marcelo Siqueira daria um argumento a outros nomes da FPA que estão de olho na prefeitura daquele município.
Emplaca um
A tendência natural do PP é eleger um deputado estadual, e no contexto, Nicolau Junior (PP) tende a ficar com essa vaga. É cunhado do Gladson Cameli (PP) e virá bem votado do Juruá.
Voto espontâneo
Um fato que dá uma vantagem ao deputado Astério Moreira (PEN) na briga pela reeleição é ter votos espontâneos, ao contrário de quem não tem base e tem que jogar tudo na compra.
Não menosprezem o James
É bom os candidatos à federal da oposição não menosprezarem o apoio do prefeito James Gomes (PSDB) à candidata Marfisa Galvão (PSD), James já mostrou que é bom de campanha.
Índice Band, Marina desaba
No índice votos válidos computados pela BAND, a candidata à presidência Dilma Roussef (PT) já coloca 14% na frente da candidata Marina Silva (PSB), o que mostra que aquela sua disparada após à morte de Eduardo Campos foi apenas baseada na comoção social. Baixada a poeira, as coisas voltaram ao normal. Num partido pequeno e com suas contradições, Marina não teve como sustentar os índices iniciais. No índice BAND Dilma também ganha no segundo turno.
As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-maillulajorge@hotmail.com

Nenhum comentário: