terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Anos de conquistas renovam esperanças

2014 chega ao último dia. O que se encerra hoje não é apenas um ano – o primeiro ciclo de um governo liderado por Tião Viana e iniciado em janeiro de 2011.
Impossível avaliar o ano que finda sem mergulhar no que aconteceu desde os resultados que vieram das urnas em 2010.
O processo eleitoral daquele ano garantiu o triunfo de Tião Viana, mas trouxe diversos recados. O principal deles foi o da necessidade de se aproximar ainda mais do povo, de que muito havia sido feito, mas não contou com a consultar popular, de que o desenvolvimento sustentável tem que ser sentido por aqueles que habitam os locais mais distantes do Acre.
Tião Viana captou esse sentimento. Procurou concretizá-lo desde o primeiro dia de governo, por meio de programas que conciliam desenvolvimento econômico com qualidade de vida e conservação do nosso patrimônio florestal.
Durante os quatros anos de mandato, andou muito, conversou bastante e escutou as vozes das ruas das nossas cidades e florestas.
Foram quase 500 viagens aos municípios. Nunca na história do Acre um governante foi tanto ao interior.
Um governante, um líder, é medido pela capacidade de superar desafios. E foram enfrentados muitos. Vão desde questões econômicas a tragédias ambientais como a cheia histórica do Rio Madeira, que deixou o Acre praticamente isolado por mais de setenta dias.
Foram dos desafios políticos a ataques provenientes de forças não tão ocultas, que macularam a honra do governo, que feriram e marcaram vidas, sem apresentar provas.
O líder também é medido pela capacidade de sair mais forte de cada batalha e dos ataques sem demonstrar fraqueza, de enfrentar de cabeça erguida quem lhe ataca a honra.
Quem age firme e tem honra ganha o reconhecimento do povo. E foi isso que apontou o resultado das eleições deste ano.
O processo eleitoral de 2014 foi delimitado por um candidato que apresentou propostas de desenvolvimento contra uma oposição que ainda insiste na mentira, na falácia e nas agressões torpes.
Temos no Acre opositores que fazem do processo democrático uma guerra de ataques à honra e à destruição moral dos adversários. Não aprenderam com as sucessivas derrotas. O fracasso continua lhes subindo à cabeça.
Não compreenderam que governo e oposição devem andar próximos, separados apenas pelos princípios ideológicos, das ideias. É dessa forma que uma sociedade se fortalece.
Agora, que 2014 se despede, é o momento de festejar as conquistas, de celebrar os avanços e de projetar o futuro.
O quadro a partir de amanhã será diferente de janeiro de 2011. O governo de Tião Viana conseguiu renovar um projeto de Estado que caminha para 20 anos, apostando na experiência dos antigos com a formação de lideranças.
Só crescem aqueles que deixam crescer quem está no seu entorno. Quem não teme a força da juventude e o processo natural de renovação constante.
Os próximos quatro anos serão de muito trabalho e dedicação para a continuação da construção de um novo Acre. Tenho sentido que o governador Tião Viana continua com um eterno entusiasmo nupcial.
Vamos juntos em 2015!
Secretário de Estado de Comunicação.


Leonildo Rosas *

Nenhum comentário: