segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Prefeitura de Tarauacá toma medidas impopulares para driblar Crise que assombrar os Municípios Brasileiros


Prefeitura de Tarauacá toma medidas impopulares para driblar Crise que assombrar os Municípios Brasileiros
"Com cofres em baixa, prefeito toma medidas impopulares para conviver com a crise".
O Prefeito Rodrigo Damasceno (PT) e seu Vice Chagas Batista (PC do B), tiveram de tomar medidas impopulares para garantir o funcionamento da máquina pública, quando através de uma reforma administrativa e financeira, os gestores procuram solucionar uma situação de risco que assombra a atual gestão.
Ao anunciar a reforma administrativa e financeira na cidade, o Prefeito exonerou cargos comissionados, rescindiu contratos, reorganizou as disposições físicas e de infraestrutura da cidade para enfrentar essa situação difícil para os cofres da prefeitura.
Os salários não atrasaram e os fornecedores vêem recebendo, a questão é que as consequentes quedas de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), além de sequestro dos valores das cotas do FPM para quitar débitos com a previdência Social e com a Receita Federal, só pioram a situação.
Essa situação veio acumulando- se por conta de uma divida herdada pelo município após anos de gestões irresponsáveis, que deixaram a infraestrutura do município em uma situação muito debilitada, alem de questões financeiras de extremo caos.
O prefeito convocou sua equipe de secretários e assessores para uma reunião onde demonstrou qual a situação financeira da prefeitura e comunicou a necessidade da adequação de novas medidas administrativas, ainda mais duras, prevendo a contenção de despesas. “Ou fazemos isso ou não conseguiremos pagar nem a folha dos funcionários”, anunciou o prefeito. Cada secretário terá que avaliar sua pasta e ver o que poderá fazer para reduzir despesas.
Assim podemos resumi a situação. “Milhões de débitos herdados, patrimônio depredado, funcionários insatisfeitos, sindicatos pressionando, Ministério Publico acionando Ação Civil Pública contra a atual gestão, adversários políticos aproveitando do momento para com mentiras e inverdades jogando a atual administração contra a opinião pública.
Também é notória a luta constante da atual administração para conseguir manter Tarauacá adimplente e com as contas em dias.
O prefeito Rodrigo Damasceno tem ido constantemente a Brasília para com os demais prefeitos do País, lutar por dias melhores para os Municípios do Brasil.
Assim afirmou o Prefeito em Reunião com seus Secretariados:
MOBILIZAÇÃO E UNIÃO
90% das soluções dos problemas enfrentados pelas prefeituras estão no Congresso Nacional que, além de não aprovar uma reforma tributária, ainda cria leis que aumentam as despesas e não estabelecem aumento de receitas. Por isso, os prefeitos de todo o Brasil estão concentrados em buscar a mudança em Brasília, através das constantes mobilizações que realizam com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e as entidades municipalistas estaduais.
“Nossa principal bandeira é o aumento do Fundo Nacional dos Municípios (FPM).
Agora eu pergunto:
Mas e o que tem sido feito para melhorar a situação?
Já que não adianta chorar pelo leite derramado, a atual gestão, desde o início, arregaçou as mangas para vencer esta crise. A Prefeitura foi à luta. Está buscando parcerias atrás de recursos e decidiu tomar medidas drásticas para gerar economias e aumentar a receita pensando em reequilibrar as contas.
– Redução do pagamento de hora extra;
– Redução das despesas com comissões permanentes;
– Redução de concessão das funções gratificadas;
– Exoneração de cargos comissionados;
– Implantação de um sistema de controle de combustíveis que gerou uma grande economia ;
– Diminuição de carros locados;
– Economia com aluguéis de imóveis.
“Não tenho Blog, não tenho coluna política, apenas tenho coragem de mostra à verdadeira situação”.

Texto: Márcio André Marinho de Almeida

Nenhum comentário: