quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Bestene: "Muita gente tem vontade de cortar o pescoço dos irmãos Viana, mas tem medo de não acertar a jugular"

Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. (Gálatas 3:26)
Salário do Artêmio
Um servidor da Câmara Municipal de Rio Branco mandou a coluna verificar os salários do presidente da casa, vereador Artêmio Costa (PSDC). Funcionário de carreira, o cara diz que ele está ganhando os dois, de funcionário e de vereador. Agradeci a confiança de enviar a informação à coluna, mas disse a ele que procurasse o Ministério Público.
Convencer o Henrique Afonso
Dirigentes do DEM garantem: vão convencer o ex-deputado federal Henrique Afonso a disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul pelo partido. Henrique deixou o mandato para cuidar dum ministério eclesiástico, chamado Candeias, mas com certeza não está em corpo glorioso e assim poderá ao menos ouvir as cantadas.
DEM nas eleições
Além de Henrique Afonso, em Cruzeiro do Sul, o DEM quer mostrar a cara noutros municípios, para mostrar sua força, segundo o deputado Antônio Pedro, maior liderança do partido no Acre.
O homem desejado
Ilderlei Cordeiro (PR) está por cima da carne seca. É o nome para a prefeitura de Cruzeiro do Sul, em 2016. É desejado pela oposição e pelo governo. Boçal, o negão está por ai, a essa hora, distribuindo alossé o seguinte e simpático jargão todo seu: “paz, irmão!”.
Só falam em emendas
Depois de assumir em Brasília, toda a bancada federal acreana desembarca nesta quinta-feira em Rio Branco. Será rotina de quatro anos e todos chegam aqui falando em liberação de emendas. A conversa é essa. Só essa. Eu liberei tanto e empenhei outro tanto.
Thaumaturgo de tênis
Anteontem encontrei o ex-deputado federal Thaumaturgo Lima, de calça jeans, camiseta e tênis. Ou seja: bem descaracterizado dos últimos quatro anos. Sobre disputar eleição, foi até ignorante: “Não mesmo”.
Vamos ao trabalho
Os deputados estaduais já se apresentaram, conheceram os servidores da casa, andaram pelo plenário, agora é mostrar serviço. A Eliane Sinhasique, minha colega jornalista eleita pelo PMDB, pisou na bola, um pouquinho, ao dizer no discurso de posse que não foi eleita porque quis, mas ainda aposto nela como um dos destaques dessa legislatura.
Problema grave
Empresas do ramo de dedetização, entre elas a dum vereador da Frente Popular, estão enfrentando graves problemas para trabalhar no Acre. Um deles é de não conseguir romper com tantos encargos; o outro é que não recebem do governo.
Fazendeiros unidos
A fazendeirada de Bujari está discutindo uma candidatura. Está entre Neto Padeiro e César Moraes. Eles não querem mais aventureiros, sem experiência administrativa, me disse o Bronca.
Medo dos Viana
Os fazendeiros do Acre pagam um preço alto, faz tempo, com o PT no poder, menos aqueles do grupinho fechado que comem tudo, mesmo assim não tiveram coragem de assumir a candidatura do colega deles, Marcio Bittar (PSDB), ano passado. Maioria morre de medo dos irmãos Viana (Tião e Jorge).
Tremor dos Viana
Uma vez o ex-deputado José Bestene, hoje presidente do PP, me disse uma coisa interessante. Segundo ele, muita gente tem vontade de cortar o pescoço dos irmãos Viana, mas tem medo de não acertar a jugular e eles ficarem vivos, pois ai o espatifado seria feio. Vale lembrar que Bestene fez uma comparação política. O cortar a garganta significa romper com eles em todos os sentidos, mas cadê a coragem.
Prefeitura endividada
Nenhuma prefeitura do Acre tem mais dívidas para pagar do que a de Assis Brasil. São mais de R$ 34 milhões, deixados pelos ex-prefeitos Manoel Batista e Eliane Gadelha, ambos do PT.
Trabalhadores ameaçados
É bom governo e prefeitura de Rio Branco darem uma explicação convincente aos trabalhadores das cooperativas, porque foi maioria desse povo que reelegeu Tião Viana (PT), sob ameaças de perderem seus empregos.
Prefeito sumido
Sobre política, todo mundo é badalado em Plácido de Castro, menos o prefeito Ronem Firmino (PSB), cujo paradeiro ninguém sabe. Sumiu do mapa político. Mas é um grande médico.
Insegurança total
Rio Branco fede a sangue humano, tantos são os cadáveres que tombam dia e noite, mas a cúpula da segurança passa a ideia, pela imprensa, de que vai tudo muito bem. Esses dias só deram uma balançada porque os mortos são do ramo, os agentes penitenciários.
Nomeação do Detran
Um membro da Igreja Batista do Bosque ligou para dizer que o Gemil Júnior na direção do Detran não é nomeação do pastor Agostinho Gonçalves.
“Serpentário” apertado
A sala de imprensa na Assembleia Legislativa, grudada no plenário, deve sofrer uma reforma, para ser aumentada. O primeiro-secretário da mesa, deputado Manoel Moraes (PSB), acatou a ideia deste repórter.
Melhor relação
Nós, jornalistas, frescamos com os deputados estaduais, e eles são, às vezes, igualmente inconvenientes, mas é com quem nos relacionamos melhor. Vê se repórter vai encher a paciência de juiz, desembargador, conselheiro do Tribunal de Contas ou das autoridades do Executivo?
Oposição pura
Não desmerecendo os demais em Plácido de Castro, mas poucas lideranças da oposição no município se manifestam contra o PT quanto o ex-vereador Holanda (PSD).
Só ele mesmo
Como essa coluna antecipou, há duas semanas, o deputado acreano Sibá Machado (PT), virou líder do PT na Câmara Federal. Qualidades dele para o cargo: ter a cara de pau de defender os ladrões da Petrobrás e do Mensalão.
Contatos da coluna do Evandro Cordeiro

Nenhum comentário: