quinta-feira, 11 de junho de 2015

Plano Estadual de Educação prevê ensino em tempo integral

110615-politica-escolas
                                                   Plano deve ser apresentado ainda este mês
O Plano Estadual de Educação, enviado pelo executivo à Assembléia Legislativa está prestes a ser votado. Mas antes disso, a comissão do tema na Aleac está reunindo sugestões e debatendo o assunto. Na próxima semana serão realizadas audiências públicas e enquanto isso, os deputados promovem reuniões temáticas que tratam, por exemplo, da educação indígena, infantil e ensino fundamental.
Segundo o presidente da comissão, deputado Daniel Zen, o Plano vem sendo discutido desde 2013, mas novas sugestões serão colhidas até o momento da votação da matéria. “Quanto mais sugestões, opiniões e participação popular acreditamos que será um plano bem redigido e mais condizente com os anseios da sociedade”, disse.
O Plano Estadual de Educação contém 19 metas que devem ser alcançadas no período de 2015 a 2024. A primeira delas é aumentar de 10% para 30% o atendimento às crianças de 0 a 3 anos nas creches. Outra meta é matricular 100% dos alunos de 4 e 5 anos nas pré-escolas e também erradicar o analfabetismo.
Entre os objetivos está a implantação do ensino em tempo integral nas escolas do Estado. A meta estipula o prazo de cinco anos para ser concluída e atinge alunos do ensino fundamental. “Quanto mais tempo na escola, os estudos apontam que as crianças além de terem o desenvolvimento mais pleno de suas habilidades evitam a exposição a situações de vulnerabilidade social como drogas e violência”, disse.
Após a conclusão do relatório, o projeto vai para votação, que não deve passar do dia 24 de junho.
http://www.agazeta.net/politica/9251-plano-estadual-de-educacao-preve-ensino-em-tempo-integral

Nenhum comentário: