sábado, 10 de outubro de 2015

Arthur Virgílio: ‘Deveríamos ter pedido explicações para o Eduardo Cunha’


O ex-senador tucano Arthur Virgílio, hoje prefeito de Manaus, avalia que o PSDB “já deveria ter feito um pedido de explicações a Eduardo Cunha.” Por um instante, Virgílio colocou-se nos sapatos do presidente da Câmara:

“Uma coisa como essa, se é comigo, eu subiria à tribuna e faria um discurso claro, mostrando os pontos de defesa e de ataque. Se sou inocente e me colocam numa situação como essas, alguém precisa ser desmascarado. Conta na Suíça ou você tem ou não tem. Não dá para ficar se escorando em posição de advogado.”

Quando senador, Virgílio escalou a tribuna várias vezes para cobrar explicações de Renan Calheiros, acusado em 2007 de custear com verbas recebidas de um lobista da empreiteira Mendes Júnior as despesas de uma filha que teve fora do casamento. Virgílio diz que faria o mesmo agora, se estivesse na Câmara: “O partido tem que fazer essa cobrança. Não dá para silenciar. Eduardo Cunha tem que subir à tribuna para se defender.”

Sobre a situação de Dilma Rousseff, Virgílio disse que até esta semana evitava pronunciar a palavra impeachment. “Acho que a coisa se agravou. Houve a rejeição das contas do governo no TCU, a abertura de processo sobre as contas da campanha no TSE. Agora, pelo menos, o assunto já pode ser discutido com mais razoabilidade.”

Virgílio alarma-se com a incapacidade do governo de projetar uma saída para a crise. “O círculo vicioso está posto: a crise social está aí. E vai se agravar mais. A isso se soma uma crise política. Que agrava a crise econômica. Tudo isso e mais a crise ética do petrolão. Estamos no meio de um túnel escuro e não enxergamos a luz. Não há um plano, um projeto. Não sabemos quem vai comandar. Para ser justo, essa última trapalhada da reforma ministerial que não desafogou nada foi uma trapalhada do Lula.”

Fonte: Blog do Josias de Souza

Veja o que diz alguns comentaristas sobre o caso do PDSB ainda continua apoiando o Cunha

arba
Parece cristalino que o interesse do PSDB em apoiar e tudo fazer para inflar a figura do Eduardo Cunha tem relação direta com a infernal busca do poder pelo poder. Uma busca sem escrúpulos, que alimenta práticas políticas enraizadas na vida nacional, lamentavelmente, há tantos anos. é terrível observar que não há uma luz no fim do túnel para superação disto. A regra do jogo é a mesma para estes partidos e políticos que dominam a cena. O PSDB, setores da imprensa e do empresariado sabiam perfeitamente o que significa Eduardo Cunha, mas, era preciso nesta infernal busca de poder pelo poder estar junto com ele e, com acordão costurado já que nada se faz sem acordão, sem perspectiva de distribuição de cargos e dinheiro num futuro governo. A sociedade é enganada, é levada a acreditar no jogo que se faz diante de espetacularização que se promove com apoio até de órgãos de promoção de justiça. É triste. Não há projeto de Brasil. Há desesperança...

III Galindo III
A verdade é que a corrupção do PSDB sempre foi blindada, isso desde a compra de votos da reeleição de FHC. A Folha denunciou, com gravações e tudo. Mas o Congresso abafou a CPI e o "Engavetador Geral" do FHC engavetou a denuncia... Não tem um procurador ou juiz nesse país pra partir pra cima da corrupção passada do PSDB em Brasília e em Minas ( Aécio ) ou a atual aqui em SP, por exemplo. A Justiça no Brasil sempre foi implacável com o ladrão de galinha e tolerante com os colegas da elite. A Lava Jato só está acontecendo porque o governo é do PT, fosse do PSDB não teria operação alguma. Assim como não tem em SP, onde ocorre tudo igual em relação as mega - obras, tipo ROUBOANEL...

Digão BH
Fico assustado quando leio o comentário dessa turma. Elas simplesmente se esqueceram, ou fingem não enxergar, que desde a época do Mário Covas que se rouba dinheiro do Estado de SP nos contratos de trens e metrôs. E simplesmente não foi investigado. Sabem porque a Dilma está prestes a cair? Porque ela incomodou o sistema, por ter deixado investigar, publicar essa bandalheira apartidária que aí está. Corrupção não tem partido pessoal. Vamos parar com esse negócio de ficar torcendo para um ou outro como se fosse um imbecil de torcida organizada do Corinthians ou Flamengo. Crime é crime.

Cabeça Grávida
Não veja a hora de termos o nosso presidente ALCKMIM que acabará com toda essa corrupção, declarando todas as notas fiscais ultrassecretas, só podendo serem vistas depois de 25 anos arquivadas. Será o fim da corrupção.

Zé Claudio Guimaraes
Lembram-se do caso de Arthur Virgílio quando era líder do governo e teve o caso de pagamento irregular de seu funcionário que estudou na Espanha durante 18 meses às custas do Senado? E que o caso foi arquivado no Conselho de Ética depois de um acordão evitando também as 5 representações contra Sarney? Depois devolveu o dinheiro, mas e daí? Na verdade esse Congresso precisa ser trocado quase inteiro e político ficha suja não ser reeleito para cargos do executivo. Também sou contra manter Eduardo Cunha e ele deve ser punido pelos erros que cometeu e dificilmente escapará. No entanto a fila é grande e nessas horas a atuação da oposição deve ser estratégica para evitar que um novo presidente assuma o Congresso e a grande maioria dos envolvidos - inclusive Dilma e Lula - seja inocentada por manobras. Na verdade, temos nojo da política que vem sendo praticada no Brasil que tem matado milhões de brasileiros nas filas dos hospitais e destruído o país. 

Nenhum comentário: