28/04/2018

JORDÃO/ACRE: PARABÉNS!!! 26 ANOS

JORDÃO/ACRE: COMEMORA 26 ANOS DE FUNDAÇÃO, PARABÉNS JORDÃO!!!


HISTÓRICO: Jordão é um município Brasileiro do estado do Acre . Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 7 858 habitantes em 2017

História:
Devido a sua altitude registra temperaturas abaixo de 15 °C no inverno, a mais baixa temperatura registrada na cidade foi de 9,6 °C em abril de 2009.

O nome do município de Jordão como se sabe é o mesmo nome do rio que banha este município, junto com o rio Tarauacá. Em outros tempos este rio chamava-se "riozinho". Fontes (A. Amaro) relatam que um senhor vindo da Ucrânia por nome de Antônio Jordão veio a residi próximo as margens do rio, e daí em diante as pessoas se dirigiam a este, como rio Jordão, e não mais riozinho.

Surgida no período áureo da borracha, a Vila Jordão só ganhou o status de Município no dia 28 de abril de 1992 quando por força da Lei 1.034 teve seu território de 6.695,5 km² desmembrado do Município de Tarauacá.

Hoje com quase 7 mil habitantes dos quais 80% ainda vivem na Zona Rural e 20% na urbana, Jordão tem sido notícia nacional por conta da existência de índios arredios em seu território. (pt.wikipedia.org)

GEOGRAFIA:
Sua população estimada em 2014 era de 7 330 habitantes. Sua área é de 5 429 km². Limita ao norte com o município de Tarauacá, ao sul com o Peru , a leste com o município de Feijó e a oeste com o município de Marechal Thaumaturgo.

O município tem a maior altitude (em sua sede) no estado do Acre, com 278 metros. O município tem o sétimo pior IDH do Brasil.


Por: Copyright© 2018 @Kbym

Nenhum comentário: