sexta-feira, 29 de junho de 2018

Prefeitura de Rio Branco realiza 1ª oficina para Mapeamento da Juventude Negra

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Adjunta de Promoção da Igualdade Racial (SEADPIR), iniciou nesta sexta-feira (29) o Mapeamento da Juventude Negra. O objetivo do estudo é aprimorar e fortalecer as políticas de promoção da igualdade racial e de enfrentamento ao racismo no município.


O trabalho começou com a oficina para sensibilização dos envolvidos na construção do diagnóstico sobre a violência contra a juventude negra de Rio Branco. A 1ª oficina para o Mapeamento da Juventude Negra reuniu representantes da empresa que venceu a licitação pública para realizar a pesquisa, ativistas e técnicos do Governo do Estado e da Prefeitura de Rio Branco.

Jovens como a estudante do ensino médio Silmara Silva de Souza, de 20 anos, que deixaram sua rotina para participar da oficina na FGB. “Não dava muita importância mas depois que participei do concurso Miss Beleza Negra passei a gostar e mobilizar outros jovens”, disse Silmara. Logo após chegar a Rio Branco, vinda de Cruzeiro do Sul, Silmara participou do Miss Beleza Negra 2017 convidada por uma amiga. Desde então, não se afastou mais dos movimentos sociais.


O realização do Mapeamento da Juventude Negra conta com apoio de emenda parlamentar no valor de R$150 mil de autoria do deputado Sibá Machado. A secretária-adjunta de Promoção da Igualdade Racial, Elza Lopes, destaca a importância da ação. Com o mapeamento vamos construir o plano de ação que vai ajudar a formarmos políticas focadas no enfrentamento à violência contra a juventude negra”.

Da Assessoria
Fotos Fagner Delgado/DECOM

Nenhum comentário: