quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Alan Rick comemora aumento para Agentes Comunitários de Saúde

Alan Rick considerou que os Agentes Comunitários de Saúde estão com os salários defasados e merecem um olhar com mais atenção
18 de outubro de 2018

Redação Senaonline.net

A Câmara dos deputados derrubou nesta semana um veto proposto pelo presidente Michel Temer (MDB) e, a partir dessa decisão, os Agentes Comunitários de Saúde de todo o Brasil terão aumento em seus salários a partir do ano que vem. O benefício contemplará também os Agentes de Endemias.

O deputado federal do Acre, Alan Rick (Democratas) votou a favor da derrubada do veto com o fito de contemplar esses profissionais que, segundo ele, desempenham um papel relevante em meio à sociedade, principalmente na questão preventiva.

Alan Rick considerou que os Agentes Comunitários de Saúde estão com os salários defasados e merecem um olhar com mais atenção por parte do Governo Federal. “Acabamos de elevar o piso salarial dos agentes de saúde, derrubando o veto proposto pelo Presidente da República. Já a partir de 2019, cerca de 400 mil Agentes em todo o Brasil terão suas carreiras valorizadas com o aumento de 52% do seu piso salarial.
O repasse é de responsabilidade da União e os encargos ficam por conta dos municípios.
É fundamental valorizar a carreira desses profissionais que lidam dia a dia com a prevenção de doenças e orientação de saúde à comunidade e que estavam com seus salários muito defasados”, salientou.

Em entrevista à Rádio Dimensão FM, de Sena Madureira, o parlamentar fez referência aos ACS que atuam no vale do Iaco. “Alguns profissionais de Sena Madureira tinham pedido o nosso apoio nesse sentido. Fico muito feliz em ter votado pela derrubada do veto. É com esse formato que temos desempenhado o nosso papel aqui em Brasília em defesa da população acreana”, finalizou.

Segundo consta, o aumento será escalonado em três anos, ficando o piso salarial da seguinte forma: 1.250 reais em 2019; 1.400 reais em 2020 e 1.550 reais em 2021.

Nenhum comentário: