10/12/2018

PROGRAMA DE COMBATE AO TABAGISMO DA PREFEITURA DE TARAUACÁ AJUDA FUMANTES A ABANDONAR O VÍCIO


A Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta sexta-feira (07), na Unidade Básica de Saúde Marília Vieira, ao Programa “Tabagismo”. O programa que foi implementado no ano de 2015 e aperfeiçoado neste ano, atende fumantes que desejam parar de fumar, mas que tem dificuldades em lagar o vício.

O Programa está sob a supervisão do Coordenador de Atenção Básica, Enfermeiro Alisson, que durante o período em que os participantes farão o tratamento, será responsável por palestras e orientações sobre os males, às vezes irreversíveis, causados pela nicotina.

Para o Secretário Reginaldo Palazzo, esse é um programa importantíssimo por ser tratar de uma questão de saúde pública “Milhares de pessoas morrem todo o ano por conta do tabagismo e ás doenças que são desencadeadas pela substância nicótica”, destacou o secretário.

A primeira turma 2017 teve 12 participantes que foram contemplados com o Programa “Tabagismo”. O tratamento teve a duração de três meses e foi disponibilizados pela Unidade Básica de Saúde medicamentos e cognitivos (Adesivo Transdérmico e Cloridrato de Bupropiona).

O Instituto Nacional do Câncer é o órgão responsável pelo o Programa Nacional pelo o Controle do Tabagismo (PNCT) e pela articulação da Rede de Tratamento do Tabagismo no SUS, em parceria com Estados, Municípios e Distrito.

Para o fumante que deseja parar de fumar deve ser inserido no Programa “TABAGISMO”, precisa fazer um cadastro na Unidade de Saúde e aguardar o resultado de uma análise.

Nenhum comentário: