quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Agência Fluvial de Eirunepé realiza entrega de certificados aos novos aquaviários no município de Tarauacá

Novos aquaviários de Tarauacá

A Agência Fluvial de Eirunepé, subordinada à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, realizaram na tarde desta terça-feira, 19, na câmara municipal de vereadores de Tarauacá a entrega das carteiras e certificados aos novos aquaviários do município de Tarauacá e estava presente no ato o representante da prefeitura o professor Fortunato.

Na ocasião, estavam presentes, o Agente Fluvial de Eirunepé, Capitão-tenente Marcos Antonio dos Santos, Suboficial Modesto e o Segundo Sargento Severo que agradeceram o apoio de todos e disseram que a Marinha do Brasil vem se esforçando para qualificar o maior número possível de aquaviários em Tarauacá, visando substituir a “cultura do risco” pela cultura da Segurança da Navegação nos rios de suas localidades. Também foi enfatizada a importância do efeito multiplicador, de maneira que os novos habilitados repassem em suas comunidades o conhecimento adquirido aos demais interessados.

Agora, os aquaviário estão habilitados para operar embarcações de forma legal. O ingresso na carreira é feito por meio de cursos de formação, que são realizados pelas Capitanias dos Portos. 

A Diretoria de Portos e Costas da Marinha (DPC) é quem regulamenta a profissão, a fim de contribuir para a segurança do tráfego aquaviário, a prevenção da poluição hídrica e a salvaguarda da vida humana no mar. 

Aqui em Tarauacá foram habilitados setenta aquaviários, frutos da parceria entre Prefeitura, Estados e Empresários.

Esta parceira do Município de Tarauacá com a Marinha Brasileira do Amazonas é uma forma de interagir melhor entre vizinhos para que possamos formar os nossos profissionais em curso de qualificação como: capacitação, aulas práticas e teóricas e as noções básicas de navegação. 

A maioria dos aquaviários são todos donos de barcos e trabalham como prestadores de serviços nas comunidades rurais de Tarauacá transportando os alunos para as escolas.

Vale ressaltar que esta, sendo aplicada outra capacitação com aproximadamente trinta alunos ministrado pela Agência Fluvial de Eirunepé, subordinada à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental na Escola José Augusto de Araujo que teve inicio na manhã desta terça-feira 19 e terminará na sexta-feira 22 de Fevereiro de 2019.

Assessoria

Nenhum comentário: