domingo, 12 de maio de 2019

Frio polar chega no domingo e provoca chuvas no Acre. Noites frias até o amanhecer do próximo sábado


FRIO DURADOURO

Desde a última segunda-feira, dia 6 de maio, vínhamos informando e reforçando diariamente que o Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso seriam atingidos por uma forte onda de frio polar neste domingo (12/5/2019).

Assim, por volta do meio-dia (entre 10h da manhã e 2h da tarde) deste domingo, a frente fria – fenômeno que antecede a chegada de uma onda de frio – chegará ao leste e sul do Acre provocando chuvas, que podem ser acompanhadas de temporais, com raios, ventanias e eventual queda pontual de granizo. Em alguns pontos, as chuvas poderão ser fortes e causar transtornos à população.

Portanto, o domingo será de tempo instável, com chuvas a qualquer momento, desde as primeiras horas do dia, inclusive, durante a noite deste sábado.

No oeste do Acre – região do vale do Juruá, as chuvas mais intensas ocorrerão nas primeiras horas de segunda-feira, quando a frente fria chegará a Cruzeiro do Sul.

A massa de ar polar que chegará à região é intensa, cujos ventos de sudeste estarão soprando ininterruptamente, dia e noite, até a próxima sexta-feira, trazendo ar muito seco. Rajadas de vento com velocidade acima de 40km/h ocorrerão diariamente, principalmente na terça-feira e na quarta-feira. Em alguns momentos, tais rajadas poderão passar de 60km/h.

A temperatura cai rapidamente a partir do início da tarde deste domingo e, assim, caracterizando a segunda friagem de 2019.

A segunda-feira será com temperatura máxima inferior a 22ºC, podendo ficar abaixo de 18ºC, no leste e no sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, no extremo sul do Amazonas e na região do Pantanal de Mato Grosso, assim como nas planícies da Bolívia e no sul da região de selva do Peru.

Nas cidades acreanas de Assis Brasil, Brasileia e Xapuri, por exemplo, as minimas ao amanhecer dos dias da próxima semana deverão oscilar entre 11 e 15ºC, porém, com sensação térmica inferior a 9ºC, devido aos fortes ventos que estarão soprando.

Em Rio Branco, as mínimas deverão variar entre 12 e 16ºC, dependendo da noite.

Já, em Cruzeiro do Sul, no oeste do Acre, as mínimas ficarão situadas entre 15 e 19ºC.

Na capital de Rondônia, o frio será pouco significativo, com mínimas entre 17 e 19ºC, mas os ventos de sudeste estarão intensos. Entretanto, as rondoniense de Guajará-Mirim, Costa Marques e Vilhena, vão começar os dias com temperaturas entre 12 e 16ºC.

Em Cuiabá e em Cáceres, as menores temperaturas deverão oscilar entre 13 e 16ºC.

Na cidade amazonense de Boca do Acre, os dias da próxima semana começarão com temperaturas variando entre 14 e 17ºC.
ALERTA DE TEMPO SECO

Devido à poderosa penetração de ar polar, a próxima semana, a partir de terça-feira, será com baixa umidade do ar, sem possibilidade de chuvas, no Acre e nas áreas próximas.

O tempo bom, sem chuvas, com dias ensolarados e noites estreladas, deverá permanecer, pelo menos, até o próximo sábado, no Acre, no sul do Amazonas e em parte de Rondônia, de Mato Grosso, da Bolívia e do Peru. Por Otempoaqui, via Acre.com.br

Nenhum comentário: