sábado, 2 de maio de 2020

TARAUACÁ: EM NOTA, PREFEITURA DIZ QUE PACIENTE COM CORONA VÍRUS JA FOI TRANSFERIDO PARA O HOSÍTAL DO JURUÁ


ESTADO DO ACRE 
PREFEITURA MUNICIPAL DE TARAUACÁ 
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 
DEPARTAMENTO DE VIGILÂNGIA EPIDEMIOLÓGICA 

NOTA OFICIAL 

A Prefeitura Municipal de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Saúde, torna a público o primeiro caso testado positivo para COVID-19 no município. O paciente foi testado no dia 02/05/2020 às 9:00hrs com o Teste SARS-CoV-2 Antibody Test - Wondfo (Teste Rápido). 

- Esclarecimentos: 

1. Trata-se de um paciente residente no município que não refere, segundo o mesmo, antecedente de viagens nos últimos 15 dias. Consta que no dia 22 de ABRIL o mesmo começou a apresentar sintomas compatíveis com Síndrome Gripal. O paciente buscou atendimento no serviço de saúde do município, onde recebeu indicação de isolamento domiciliar (com sua família) para monitoração do quadro clínico e cumprimento do prazo necessário para realização do Teste Rápido para COVID-19. 

2. Por estar apresentando dificuldade respiratória o Paciente foi referenciado para o Hospital Regional do Juruá em Cruzeiro do /Sul – Acre. 

3. A Vigilância Epidemiológica, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde indicou isolamento domiciliar monitorado aos familiares e está realizando a triagem de possíveis contactantes. 

4. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da prevenção salientando as orientações amplamente divulgadas nos meios de comunicação que são: 

• Uso Obrigatório de Mascarás; 

• Lavar as mãos com água e sabão sempre que possível; 

• Uso de Álcool Líquido ou em Gel a 70%; 

• Evitar Aglomerações; 

• Evitar Apertos de mãos e/ou abraços; 

• Isolamento Social 

A Prefeitura Municipal de Tarauacá através da Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que está potencializando as ações desenvolvidas na Barreira Sanitária, Contratação de Médicos, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Agente de Portaria (Seguranças), Profissionais de Suporte e Costureiras para confecção de Máscaras que serão doadas. 

Ressalta-se ainda que a Vigilância Sanitária estará com sua equipe em área organizando filas em supermercados, bancos, casas lotéricas e outros que se fizerem necessários. 

Atenciosamente, 

Raimundo Nonato de Lima Martins Secretário Municipal de Saúde 
Tarauacá-Acre, 02/05/2020.
Postado por Raimundo Accioly

Nenhum comentário: