quinta-feira, 14 de maio de 2020

TARAUACÁ: ESCOLA PLÁCIDO DE CASTRO MANTÉM AULAS VIA INTERNET - ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR E EJA


O Professor Valdernilson Gomes, Diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental Plácido de Castro, uma das mais tradicionais de Tarauacá, informa a toda a população que as aulas estão acontecendo a todo o vapor tanto para estudantes do 6º ao 9º ano , como para Educação de Jovens e Adultos."Desde o dia 13/04/2020 estamos realizando aulas on-line por meio do WhatsApp, nas modalidade de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos – EJA", disse.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental “Plácido de Castro” seguindo orientações da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre – SEE(que por sua vez está seguindo orientações do Conselho Nacional de Educação – CNE), desde o dia 13/04/2020 está realizando aulas on-line por meio do WhatsApp, nas seguintes modalidade de ensino: Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos – EJA. 


É importante enfatizar que essas medidas foram implementadas por conta da PANDEMIA da COVIDE-19, visto que estamos vivendo um momento jamais imaginado e experimentado por nós, mas, que realmente alterou toda a nossa rotina, de forma que estamos vivenciando o “imprevisível”, inclusive, no âmbito educacional. 


Diante do exposto, inicialmente, a Equipe Gestora e Pedagógica elaborou um Plano de Ação, onde realizamos reuniões com o quadro de professores da escola e informamos as orientações adotadas pela SEE, discutimos e entramos em um consenso no que diz respeito ao funcionamento das referidas aulas, destacando pontos importantes, tais como: turno e horários das aulas, conteúdos, Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, mobilização e conscientização dos pais e responsáveis dos alunos, de igual modo, do próprio alunado. Enfim, uma série de medidas adotadas, cujo foco é a busca de alternativas para que a aprendizagem dos alunos não sofra maiores prejuízos e a relação aluno-escola também não se desfaça. 


Assim sendo, as aulas acontecem de Segunda à Quinta-feira, das 07h00min às 11h00min, nos espaços criados para este fim, isto é, os grupos de whatsapp. Ocorrem de forma síncrona, em tempo real, onde professores e alunos no mesmo horário e no mesmo ambiente estão conectados (virtualmente), sendo de suma importância que os alunos participem do "Plantão On-line" dos professores, para que durante esse tempo estejam fazendo o reconhecimento e estudo do material didático postado e das atividades propostas, de igual modo, tirando suas dúvidas em relação aos mesmos, para que posteriormente estejam realizando as resoluções das tarefas e assim, os objetivos das aulas sejam alcançados. 

Vale ressaltar que as referidas aulas se dão por meio de apresentações de vídeos, postagens de áudios explicativos e também de material didático nos mais variados formatos como DOC, PDF, PPTX e JPEG, além de contar a todo o momento com o auxílio dos professores, que atendem alunos, pais e responsáveis tanto nos grupos, quanto no PV, independente do dia e da hora em que são solicitados. 

Em relação ao público alvo, podemos dizer que temos um número significativo de alunos participando, correspondendo a mais de 70% dos mesmos. 

Quanto ao novo método(provisório) de ensino, podemos destacar pontos positivos e negativos. De forma que, dentre os pontos negativos estão: as dificuldades de alguns professores na utilização das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) e também muitas vezes, a conexão precária da internet, todavia, com esforço, dedicação, responsabilidade e persistência, esses pontos negativos se tornam insignificantes diante dos pontos positivos. 

Sendo assim, dentre os pontos positivos, destacamos: a busca dos professores por novas metodologias de ensino e aprendizagem para utilizar como recurso em suas aulas, inclusive, as metodologias ativas, a interação professor/aluno e fortalecimento do vínculo entre ambos. 

Por fim, estamos empenhados na oferta de um ensino cuja aprendizagem instrui, humaniza e transforma. 

Valdernilson de Lima Gomes (Gestor)

Nenhum comentário: