segunda-feira, 1 de junho de 2020

A POLÍTICA COMO PROFISSÃO

Uma coisa é fato: Enquanto os políticos no Brasil continuarem ganhando rios de dinheiro que lhes permitem desfrutar das regalias do cargo, será que irão se preocupar com os direitos sociais, tais como: saúde, educação, moradia, transporte, segurança e lazer?

Na verdade, ser político, hoje, virou uma profissão, quando verdadeiramente deveria ser uma prestação de serviços à sociedade. A política deixou de ser “a arte de bem governar" que foca no bem comum, passando a ser a arte de bem enganar.

O despreparo também é uma realidade. Hoje em dia o político que não lê absolutamente nada, que não entende nem o mínimo da história, economia, filosofia, sociologia, ou mesmo das suas próprias atribuições, - conhecimentos essenciais para desempenhar o seu papel e "servir" à sociedade – é a regra. A maioria dos políticos no Brasil e no mundo preocupa-se tão somente com regalias do cargo, salários exorbitantes e pensões vitalícias.

Há ainda políticos que dizem escolher o cargo simplesmente para ajudar o povo. Será?

Outra verdade, pelo menos no que eu acredito, é a de que enquanto um político viver de política, a mesma não será exercida em prol do bem comum.

As oligarquias políticas se prevalecem da ignorância e da miséria do povo para se perpetuarem no poder. Assim dizia Maquiavel: “à política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo, sempre utilizando os meios adequados à obtenção de qualquer vantagem.”

Em linhas gerais, portanto, a política é um reflexo do seu povo, essa é a triste realidade, não por que o povo não sabe votar ou algo do gênero, falo que nos acostumamos a "tirar proveito" das situações.

Falamos do mau político, mas nos esquecemos de mencionar o mau eleitor.

Por Uéliton Freire

Fontes de pesquisa:
Por que o Brasil é um país atrasado
O príncipe
Meias verdades

Nenhum comentário: