sexta-feira, 5 de junho de 2020

O ESSENCIAL: Planalto se aproxima do STF, que tem maioria por investigação



Enquanto o governo ensaia uma aproximação, o Supremo Tribunal Federal deve dar aval ao prosseguimento das investigações que apuram notícias falsas e ataques a integrantes da Corte. Ministros ouvidos em caráter reservado apontam que, por maioria, o inquérito será considerado legítimo em julgamento na próxima quarta-feira, em videoconferência.

Os ministros têm se unido em torno do fortalecimento do STF como instituição. O provável aval também é uma forma de apoiar Alexandre de Moraes, alvo de ataques de aliados do presidente Jair Bolsonaro.

O que está acontecendo: emissários do governo têm procurado magistrados do Supremo, como Moraes. Ontem, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, se reuniu com a ministra Rosa Weber. O presidente do STF, Dias Tofolli, também recebeu integrantes do primeiro escalão ao longo da semana.

Em paralelo: o procurador-geral Augusto Aras, que já pediu a suspensão do inquérito das fake news, defendeu ontem que a investigação continue, mas seja “fatiada”.

O que foi dito: o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, disse que as redes sociais têm o dever de tirar do ar postagens com mentiras ou discurso de ódio. “A liberdade de expressão não é compatível com a mentira deliberada”, afirmou.
O Globo Sex, 05/0

Nenhum comentário: