quinta-feira, 4 de junho de 2020

TARAUACÁ: O MÉDICO RODRIGO DAMASCENO ACOMPANHA A PROGRESSÃO DOS CASOS DE COVID-19

Bom dia!

Tenho acompanhado a progressão dos casos em Tarauacá e estou cada dia mais preocupado. Ontem chegamos ao número de 337 casos confirmados de #Coronavírus e temos 633 em #observação familiar que provavelmente ainda vão fazer testes, e podemos ter números bem maiores! Lembrando que para cada 1 confirmado existe pelo menos 3 contaminados! Então estamos chegando a #mil possíveis casos!

Se formos comparar com municípios semelhantes ao nosso, fica mais evidente esse preocupação.

Somos menor que Sena Madureira em número de habitantes, mas temos quase 100 casos a mais confirmados. Somos quase do mesmo tamanho de Feijó e temos 309 casos a mais confirmados.

Acho que parte da população não tem colaborado com as medidas de isolamento social e o poder público poderia ter adotado medidas mais contundentes em especial para o cumprimento de seus decretos, assistência e controle da população. Bem como, as restrições mais duras ao Comércio poderia ter esperado um pouco mais para terem iniciado, afinal de contas, no início estávamos com nossas barreiras fechadas, agora a agonia dos comerciantes se tornam mais gritantes.

Talvez se tivéssemos feito o dever de casa lá atrás, estaríamos melhor preparados para as medidas de relaxamento do isolamento social.

Mas realmente se não for para se fazer direito, é melhor não fazer! Pois da forma que está, de maneira quase que clandestina e não regulamentada só aumenta os riscos. Lei só tem valor quando cumprida em sua integridade!

Fica aqui meu apelo aos comerciantes que quando liberados adotem as medidas necessárias para minimizar os efeitos da pandemia e que a abertura seja gradual.

Lembrando que pela recomendação da OMS como estamos em franco crescimento não seria essa a medida, mas como não estamos conseguindo fazer cumprir as regras, não faz sentido manter dessa forma.

Só tenho como sugestão que se aguarde a inauguração dos dois hospitais de campanha (Cruzeiro do Sul e Rio Branco). Serão mais 200 leitos, que provavelmente nossa cidade vai precisar se valer de alguns. Tais hospitais estão previstos inaugurar no dia 10 e o governo do estado prevê abrir de forma gradual o comércio a partir do dia 15 de junho.

E reitero o pedido a população se possível #FiqueEmCasa, não estamos na estabilidade da curva, estamos em franco crescimento!


fonte: facebook do dr. rodrigo

Nenhum comentário: