sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Acre é o 3º estado menos populoso do país, diz IBGE

Neucimar Taveira
27 de Agosto de 2020 às 13:45:46

Por Marcelina Freire

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas (IBGE) divulgou de Diário Oficial da União (DOU) de hoje, 27, as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros e os estados, com data de referência em 1º de julho de 2020. Nessa data, a população do Brasil chegou a 211,8 milhões de habitantes, crescendo 0,77% em relação a 2019. O Acre aparece na lista como o terceiro estado com menor contingente populacional do Brasil.

Segundo o levantamento, no ranking dos estados, São Paulo segue como o mais populoso, com 46,3 milhões de habitantes, concentrando 21,9% da população total do país, seguido de Minas Gerais, com 21,3 milhões de habitantes, e do Rio de Janeiro, com 17,4 milhões de habitantes.

A região Norte concentra todos os cinco estados brasileiros com menor quantidade populacional. Os cinco estados menos populosos, formam juntos um contingente de cerca de 5,7 milhões de pessoas, são eles: Roraima com 631,181 habitantes, Amapá com 861.773 e o Acre 894.470 pessoas, seguidos dos estados do Tocantins e Rondônia.

As populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios.

O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas. As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.
Lavar as mãos
A lavagem deve ser feita frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.


Não tocar o rosto
Evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e nariz. Essas são as principais portas de entradas do coronavírus no organismo.


Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar
O ideal é usar cotovelo ou lenço. Se utilizar papel, jogue fora imediatamente.


Usar álcool em gel
Se não houver água e sabonete para lavar a mão, use o álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíves bactérias.


Evitar contato se estiver doente
Quem está com sintomas de doença respiratória deve evitar apertar as mãos, abraçar, beijar ou compartilhar objeto. Se puder, fique em casa.
Usar máscara se apresentar sintomas
Quem está com sintomas como tosse e espirro deve usar máscara mesmo sem o diagnóstico confirmado de covid-19.

Nenhum comentário: