terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Acre divulga cronograma de vacinação contra a covid-19 e informa que mais de 130 mil do grupo prioritário serão vacinados em março



Luciano Tavares, do Notícias da Hora 07 Dezembro 2020

Com base em informações do Ministério da Saúde sobre a chegada das primeiras vacinas contra a covid-19 ao Brasil entre janeiro e fevereiro de 2021, o governo do Acre iniciou um plano operacional que tem por objetivo montar uma estrutura de refrigeração com câmara fria para o armazenamento dos lotes do imunizante.

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, antecipou ao Notícias de Hora na manhã desta segunda-feira (7) que se tudo ocorrer dentro data prevista, as primeiras vacinas devem chegar ao Acre até o final do mês de fevereiro e os grupos prioritários começam a ser imunizados em março, conforme um cronograma montado pela Secretaria de Saúde.
179 pessoas integram o chamado grupo prioritário no Acre. São pessoas com idade acima de 60 anos, trabalhadores da Saúde, indígenas, professores de instituições públicas e particulares, presos, pessoas que sofrem de comorbidades, presos e servidores da Segurança Pública.

O imunizante será distribuído pelo Ministério da Saúde aos 27 Estados do Brasil ao mesmo tempo, mas o governo só vai liberar a aplicação de vacinas registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após a conclusão de todos os estudos e protocolos exigidos.

"O Ministério da Saúde já tem o indicativo de que até fevereiro já estará com essas vacinas à pronta-entrega para disponibilizar para os estados. Inclusive nós aqui no Acre estamos preparando todos os nossos freezers, a estrutura, a câmara frigorífica que nós estamos montando no nosso PNI da capital para fazer a distribuição no interior e quando estiver pronto a gente iniciar com a aplicação de acordo com a orientação nacional", disse o secretário.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil deve receber 15 milhões de doses de vacina contra covid-19 com expectativa de que esse número chegue a 100 milhões de doses no primeiro semestre, indo até a 160 milhões a mais no segundo semestre de 2021.

Veja o cronograma abaixo:

Nenhum comentário: