quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Pesquisa coordenada por professor da Ufac aponta para reservas de gás natural e petróleo no Acre



Redação do Notícias da Hora 09 Dezembro 2020

Um estudo coordenado pelo professor doutor da Universidade Federal do Acre, Romero Pinheiro, do Curso de Física aponta para presença de reservas de gás natural e de petróleo no Acre, especificamente na região do Vale do Juruá.

Romero Pinheiro, que também é coordenador da Unidade de Pesquisa Estação de Geofísica Aplicada do Acre, diz que a exploração de gás natural seria uma fonte alternativa para a geração de energia, sobretudo para comunidades mais isoladas como é o caso de Jordão, Santa Rosa do Purus, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Pinheiro diz que é preciso estudar melhor a bacia, além de levar em consideração os impactos socioambientais. Entretanto, é necessário conhecer bem a região em que estão essas reservas de gás para a partir daí elaborar um plano de atuação melhor visível.

Nesse sentido, o pesquisador defende a aprovação de um projeto de lei em tramitação no Senado Federal, o PL 5066/2020, de autoria do senador amazonense Plínio Valério.

De acordo com a matéria, que trata do novo marco regulatório do gás natural do país, o objetivo é a promover melhor distribuição dessas verbas, oriundas dos royalties e participações especiais, entre todas as regiões, com objetivo de auxiliar no desenvolvimento de grupos de excelência em pesquisa e inovação no setor de petróleo e gás, de forma a estimular o estabelecimento de novos arranjos produtivos, gerando emprego e renda por todo o país e não somente em poucas regiões litorâneas. Isso beneficiaria diretamente o Acre, por meio da Unidade de Pesquisa Estação de Geofísica Aplicada do Acre.

Ao finalizar, o pesquisador afirma que a Universidade Federal do Acre está credenciada para fazer esse tipo de pesquisa, porém é preciso investimento. O Acre tem apenas 11 poços perfurados em estudo. O número é considerado pequeno, se considerado a bacia do Solimões que tem quase 400 poços, já no lado amazonense.

O Acre é cortado por três bacias sedimentares: bacia do Solimões, que compreende todos os municípios ao longo da linha Cunha Gomes até mais ou menos Feijó. A bacia Madre de Díos, que compreende o Alto Acre, parte de Sena Madureira e Santa Rosa do Purus. E, por fim, a bacia Acre, que compreende a região do Envira, Tarauacá e Vale do Juruá.

Nenhum comentário: