quarta-feira, 16 de junho de 2021

Museu que homenageia Revolução Acreana está abandonado


Por Thais Farias


Um ponto turístico construído há mais de 10 anos se encontra em estado de completo abandono na capital acreana. O local é um museu a céu aberto contendo oito estátuas no Seringal Benfica, zona rural de Rio Branco, e conta a história da morte do herói da Revolução Acreana, o coronel José Plácido de Castro.

Nesta terça-feira, 15, dia em que o Acre completa 59 anos de emancipação política, o deputado estadual Jenilson Leite visitou a região e notou a situação de abandono. Imagens registradas pelo fotógrafo Jardy Lopes mostram que o matagal já invadiu a área, transformando num espaço abandonado.

A maior parte das construções está definhando no chão. Não há mais placas e nenhum sinal de manutenção. Moradores da região afirmam que o difícil acesso para o museu é só um dos problemas que o lugar enfrenta.

A ponte que passa sobre o Igarapé Extração está totalmente destruída. O espaço é da Fundação Elias Mansour (FEM). Há dois anos o governo do Acre tentou diálogo para buscar recursos e melhorias no local. No entanto, nada foi feito até o momento. “Esse é um “espaço de memoria”… nunca funcionou pois o acesso alaga e as pontes que já fizeram foram todas carregadas pelas águas”, disse ao ac24horas a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique.

O espaço foi inaugurado em 30 de agosto de 2008, no governo de Binho Marques. José Plácido de Castro liderou a Revolução Acreana em 1902, numa luta contra as tropas bolivianas. Ele foi morto em 1908, vítima de uma embosca.


Foto: Jardy Lopes
ac24horas.com

Nenhum comentário: