sábado, 21 de agosto de 2021

A saída para o Acre é o agronegócio


ACRE: AGRONEGÓCIO E GESTÃO ATUAL

DINHEIRO TEM O QUE FALTA É GESTÃO,

A SAÍDA DO ACRE É O AGRONEGÓCIO

Foram dois pilares dos três de campanha eleitoral para as eleições de 2018 do atual governo que nos encontramos. Já se passaram quase três anos de mandato nessa gestão, e a pergunta que se faz é: houve isso? Ou esta havendo isso? Ou seja, o desenvolvimento econômico do Acre através do Agronegócio foi implementado pela atual gestão em Tarauacá Acre.

Primeiro vamos ver a quem interessa esse tipo de politica desenvolvimentista.

O agronegócio se caracteriza pelo desenvolvimento de uma monocultura de escala comercial para exportação; Apropriação de grandes extensões de terra com solo para mecanização, baixo oferta de emprego, escassez de alimentos da cesta básica da população, especulação de terra, com o aumento da grilagem, concentração de renda na mão daqueles que já tem muito e o aumento do abismo da desigualdade social entre pobres e ricos, dentro outros fatores nocivos à população.

Porém o Agronegócio não deixa de ser um componente da economia moderna importante para o Estado, desde que não esqueça que o povo quer emprego, quer comer, quer ter um poder de renda necessária para atender o mínimo das suas necessidades fundamentais.

Agora vamos ver desenvolvimento do Agronegócio no Acre a partir do Município de Tarauacá, aonde vivemos incentivado e organizado pelo governo estadual do presente momento. Já se vão quase três anos de mandato essa gestão. E o que foi feito? Tem algum seguimento da nossa economia incrementada pela politica do agronegócio nesse governo? A pecuária já é um setor culturalmente enraizado em nosso povo, onde a exportação de carne bovina não se dar devido à politica do agronegócio do estado e sim, a iniciativa isolada muito antes desse governo com a implantação do frigorifico por alguns empresários do município, Infelizmente esse governo não disse pra que veio, na questão econômica do agronegócio em Tarauacá. E pior do que isso, nem mesmo um plano de ação de incentivo na pratica para o desenvolvimento econômico no setor primário com um mínimo de eficaz, diante de varias questões, que vai desde aorganização estrutural ate a questão ambiental no setor rural, passando principalmente pela economia solidária, onde se destaca a produção familiar.

ENTÃO SE DINHEIRO TINHA O QUE FALTAVA ERA GESTÃO,

AQUI ESSE DINHEIRO NÃO CHEGOU,

SE O AGRONEGÓCIO É A SAÍDA DO ACRE,

AQUI EM TATAUACÁ-ACRE ELE NÃO PASSOU

Ainda há tempo Senhor Governador, para que se cumpra pelo menos a metade de tudo aquilo que foi prometido ao povo, mostrando competência e vontade política, proporcionando um mínimo de desenvolvimento econômico no pouco espaço de tempo que lhe resta nesta gestão, para que vossa excelência seja lembrada como um DIFERENCIADOR e não como um CUMPLICADOR. A HISTÓRIA esta ai para registrar os fatos positivos ou negativos do que se faz aqui para outras gerações.

Escrito Por Edson Menezes - economista

Nenhum comentário: