sexta-feira, 11 de março de 2022

Operação Caça-Partido: conversa em Brasília abre possibilidade para irmãos Rocha e ‘inimigo agora é outro’


POR TON LINDOSO, DO CONTILNET
Wherles e Mara estão a procura de um novo partido. Foto: Reprodução/redes sociais

Fonte não tem nome, mas a informação eu passo. Uma serelepe deputada Mara Rocha gostou do que ouviu em uma reunião com a executiva nacional do Patriotas, de portas fechadas na quarta-feira (9). Se a deputada pegar o avião de Brasília com destino ao Acre – provavelmente na sexta-feira (11) – com mesma empolgação, vai aterrissar direto no gabinete de Josemir Anute, presidente regional da sigla, e fechar um acordo para fazer parte de sua chapa.

Informações que chegam da capital do Brasil dão conta de que, por lá, Mara colocou o pé na mesa. Deixou claro que, de algum tempo para cá, quer mesmo é disputar o Senado da República. Disse que nunca conversou com o PRTB. E disse, também, que está disposta, junto a seu grupo, tornar do Patriotas uma legenda protagonista nessas eleições. Empolgou a galera.

Algo me diz que, se entrar, Mara vai fazer barulho. Entendam como quiser. Peças como Mazinho Serafim – que tem interesse, sim, em outros partidos e procurou o Patriotas – só entrariam se passassem por um aval dos irmãos Rocha e seu grupo.

A deputada não entraria no partido para chamar de seu. Mas quer ser peça importante lá dentro.

Mazinho Serafim

Informações que chegam de Brasília é que Mazinho Serafim está por lá procurando teto, se é que me entendem. Ele conversou com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, colocou uma ‘proposta’ em sua mesa e fontes me disseram que Baleia pediu até a próxima terça-feira (15) para uma resposta. Acredito que deva sondar lideranças regionais antes.

Não é assim

Alguém precisa explicar para o prefeito de Sena Madureira como as coisas funcionam dentro do MDB. Desde quando o mundo é mundo, o MDB tem diversos caciques e ninguém mexe no terreno de ninguém. Isso vale para todo o país: se você quiser tratar com o MDB em determinada localidade, você procura fulano. Em outra, vá falar com o Beltrano.

Não é assim²

No Acre também tem dessas. Ou alguém já viu Flaviano Melo mexendo os pauzinhos pelas bandas do Juruá, onde quem manda é o leão Vagner Sales? Mazinho foi na nacional sem cacique nenhum e ainda querendo cachimbo.

Marcio Bittar

Lideranças do Juruá decidiram se reunir, convocaram uma verdadeira festa e levaram o senador Marcio Bittar (UB-AC) lá, para agradecer aos mais de R$ 70 milhões empenhados ali. O senador está no seu melhor momento.

Pedro Longo

Com bastante convite à mesa, o deputado Pedro Longo, líder do Governo na Aleac, tem até o final do mês para decidir por qual legenda deve brigar pelo seu segundo mandato. A única certeza é que escolherá um partido que faz base ao governo Gladson. Conversas mais avançadas já tem.

União Brasil

O União Brasil pensa em um nome para disputar a Presidência da República. Depois da jogada, deve conversar com MDB e PSDB para formar um bloco. Federação entre esses três já está fora de cogitação.

União Brasil²

Com o porte que tem, fico imaginando se a sigla recebe Gladson Cameli e vai para a disputa ao Governo. Não é impossível.

Israel Milani

Depois de ter sido surpreendido com a notícia de que pode perder o comando do PROS para Roberto da Princesinha, parece que Israel Milani ligou para ninguém menos que Marcio Bittar. De duas, uma: ou falou sobre política ou pediu dicas de decoração para o casamento.

Marina Silva

‘Pessoas com fé não podem ser vistas como risco à civilização’ diz Marina Silva em entrevista à BBC. Ela foi duramente criticada pelo PT por ser evangélica em campanhas onde concorreu à República. Ela diz que sempre houve estranhamento da esquerda com a base evangélica, mas ‘que já é possível notar um aprendizado nesta relação’.

Aprendizado

E deve ter aprendido bem. Principal público de Bolsonaro, a bancada evangélica deve ser galanteada pelo partido que quer voltar ao poder. Já anunciou dezenas de núcleos evangélicos e o Acre está entre os estados que implantam. Aqui, Henry Nogueira é o líder do movimento.

Aprendizado²

Vai ser, no mínimo, interessante ver o partido que criticou Marina em 2014 bebendo da mesma água que a ex-ministra bebeu. Isso que é aprendizado. É, PT. Quem te viu, quem te vê.

Lourival Marques

Ex-deputado Lourival Marques anunciou desfiliação do PT e chocou zero pessoas. Deve buscar em outro partido a base para sua briga à reeleição. Já ouvi dizer que um partido negocia com o ex-petista. Melhor eu não atrapalhar as negociações, né?

Nenhum comentário: