quinta-feira, 16 de junho de 2022

TARAUACÁ: MÔNICA E ANA - AS MENINAS DE ORIGEM SIMPLES SE TORNARAM MÉDICAS



Em fevereiro de 2016, duas jovens tarauacaenses, Mônica e Ana, filhas de Dona Nair e seu José, conhecido popularmente por "Seu Machadim", viajaram para a Bolívia até o Departamento de Pando em Cobija, em busca da realização de um sonho através do estudo. Formação em Medicina.


Na época, Francisca Monica Batista Portela já era formada Pós-Graduada em Biologia ambiental e Ana Vera Batista Portela, Técnica em Radiologia. "
Precisávamos de uma formação inicial para garantirmos uma renda mínima para nossas despesas  que nossos pais não dispunham de recursos", disse Mônica.


De acordo com Monica, ainda que alguns filmes e seriados passem a ideia de que a vida de universitário é uma eterna badalação, isso não condiz com a realizada dela e da irmã. "Tivemos contato com várias disciplinas e cada uma delas com suas próprias exigências. Assim, diariamente, havia muito a ser lido, estudado e, às vezes, nos deixavam cansadas demais para querer participar das festas da faculdade". declarou.

Para Monica, foram seis longos anos cheios de experiências agradáveis e desagradáveis. "Nada na vida é fácil. Conhecemos pessoas fantásticas. Docentes maravilhosos e assimilamos lições importantes. Apanhamos muito, não fisicamente, mas, mentalmente. A depressão passou por nós com medo de ficar. Horas de sono perdidas, matérias infinitas, tutoriais complexos, colegas em uma competição olímpica de quem mais vencia. Mas, tentamos sempre extrair o que de bom existia nas adversidades. Só não podíamos reprovar", relatou.

Por fim, Monica diz que as dificuldades foram tamanhas, mas, Deus e Maria santíssimas às abençoaram e guiaram sempre. "Colocaram anjos em nossas vidas. Chegamos a momentos que pensávamos em desistir ou não resistir, mas, Deus enviava solução para nossos muitos problemas. Hoje nos sentimos vitoriosas por conseguirmos na data de 14 DE JUNHO DE 2022, nos formar em Médicas Cirujanas".


MONICA PORTELA
ANA VERA PORTELA

Nenhum comentário: