quarta-feira, 17 de agosto de 2022

TARAUACÁ: Câmara de Vereadores debate sobre o retorno da venda de carne no mercado publico


 

Por Reginaldo Palazzo - A Sessão de hoje (16), diversos Vereadores apresentaram reclamações da população em relação ao Mercado Municipal, no que se refere ao fechamento do box da venda de carne, não obstante esse fato foi alvo de diversos ‘Pedidos de Providencia’ por parte dos Vereadores nos últimos dias.

Quanto a isso, o líder do Executivo Municipal Vereador Lulu Neri (PSD), convidou o Secretário de Agricultura, o Sr. Narcélio Bayma que aceitou o convite e foi até à Câmara explicar o que estava acontecendo.

Esclarecimento

Há duas situações que explicam o contexto. A primeira é que o Box onde é comercializada a carne do mercado municipal vai passar por uma reforma com recursos próprios.

Nesse interim o Secretário está providenciando outro local para manter o atendimento à população tarauacaense, mas como se trata de uma sessão de uma empresa privada para o governo municipal, isso demanda alguns ajustes por parte dos departamentos jurídicos de ambas as partes para legalizar tal ato, podendo-se assim posteriormente assinar o contrato. O secretário estima que nessa semana já tenha esse contrato assinado, mas garantiu que o preço da carne permanecerá o mesmo.

Outra situação é a de uma reforma mais abrangente na parte do mercado onde se localizam as vendas de verduras, legumes e cereais, fruto de uma emenda parlamentar da Deputada Jéssica Sales no valor de 500 mil reais.

Os Vereadores parabenizaram também o Vereador Zé Prego (PSDB), pela nova empreitada, o desafio de se eleger a deputado federal desejando-lhe, sorte.

Grande Expediente

No Grande Expediente aconteceram duas denúncias feitas pelo Vereador Dikim (MDB) onde disse que recebeu reclamações de diretoras de escola em relação a carne moída e indo averiguar no setor competente, constatou que receberam carne moída com prazo de validade de 8 meses sendo que a ANVISA preconiza 4 meses. Essa destacada pelo líder do Executivo Municipal Vereador Lulu Neri (PSD), achou muito estranho e ainda salientou que vai averiguar o caso, pedindo inclusive a criação de uma comissão, mas tem certeza que se for o caso a Prefeita Maria Lucinéia não está sabendo, pois não compactua com essa situação.

O outro caso foi acusar a empresa Construisa que inclusive já decretou falência, ter recebido dinheiro do município assim que foi criada. Esse caso logo foi rebatido pelo Presidente Chico Batista (PDT), que disse que a referida empresa participou do processo licitatório como qualquer outra empresa e se recebeu dinheiro com certeza há justificativa porque em pleno Século XXI tudo é passível de averiguação e portanto não vê nada de ilegal nisso.

Sobre as diárias gastas e que é foco de comentários em grupos de whatsapp o Presidente destacou que:

“Estaria errado se a Câmara desse diária para Vereador ficar transitando na cidade, mas o máximo que meus adversários vão dizer é que a Câmara deu 98 mil de diária sendo que outras câmaras de municípios próximos deu no mesmo período mais de 160 mil sem contar as mais distantes". Disse Chico Batista.

“A Câmara de Tarauacá não é instituição filantrópica, os Vereadores viajaram, e muitas vezes para buscar solução para mazelas que não é nem da alçada do município”. Completou.

Proposições

Indicações

Do Gabinete do Vereador Lulu Neri veio a Indicação Nº 056/2022 para que a prefeitura através da Secretaria Municipal de Obras faça o serviço de aterro e terraplanagem, na rua Altemira Melo que fica localizada no bairro Copacabana, ao lado da rodoviária.

Do Gabinete do Vereador Dikim veio a Indicação Nº 057/2022 para que a prefeitura através da Secretaria Municipal de Obras possa estar pavimentando a rua João Pessoa, do trecho da subida do Ipepaconha até o final da rua.

Do Gabinete do Vereador Manoel Monteiro veio a Indicação Nº 058/2022 para que a prefeitura através da Secretaria de Educação, providencie a instalação dos ventiladores na escola da comunidade do Socó.

Do Gabinete do Vereadora Maria Gleiciane veio a Indicação Nº 059/2022 para que a prefeitura encontre alternativa para o funcionamento do box que vende carne, localizado no mercado municipal.

Pedidos de Providência

Do Gabinete do Vereador Árife Eleamen veio o Pedido de Providência Nº 039/2022 para que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras providencie uma operação tapa buraco e pavimentação, na rua João de Paiva, em frente ao DEPASA.

Do Gabinete do Vereador Manoel Monteiro veio o Pedido de Providência Nº 040/2022 para que a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente efetue limpeza do cemitério São João Batista por pelo menos quatro vezes por mês.

Requerimento

Do Gabinete do Vereador Dikim veio o Requerimento Nº 020/2022 para que a empresa J. Carlos venha explicar o porquê de estarem misturando carne moída com outras misturas, na merenda das crianças de nosso município.

Ainda no dia de hoje a Mesa Diretora disponibilizou um breakfast de confraternização pela passagem do dia dos pais.

(assessoria)

Nenhum comentário: