sexta-feira, 21 de outubro de 2022

TARAUACÁ: GOVERNO DO ESTADO ALERTA PRODUTORES RURAIS PARA OS CASOS DE ATAQUE DA PRAGA MANDAROVÁ


Em 'Nota Técnica' e e
m virtude dos recentes casos de ataque da praga Mandarová (Erinnyis ello) nos plantios de mandioca na região de Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo e Tarauacá, o GOVERNO DO ESTADO DO ACRE, através do INSTITUTO DE DEFESA AGROPECUÁRIA E FLORESTAL – IDAF, DEPARTAMENTO TÁTICO DE AÇÕES VEGETAL – DEAVorienta os produtores que vistoriem com uma maior periodicidade seus plantios para detecção precoce dos ataques da lagarta. 


Por se tratar da praga de maior importância econômica da cultura da mandioca, faz-se necessário esse procedimento. 

Por fim, recomenda a utilização do inseticida Cipermetrina Nortox 250 EC, de formulação Concentrado Emulsionável (EC) que age por contato na lagarta causando assim sua morte. 

Abaixo a Nota técnica na íntegra.


Nota Técnica de possíveis ocorrências de Surtos de Ataque de Lagarta do Mandarová da Mandioca (Erinnyis ello), no Município de Tarauacá.

Informações sobre a ocorrência da Praga da cultura da mandioca:

· Considerando que no estado do Acre a farinha de mandioca produzida é considerada um produto estratégico para a economia do estado, despontando como um dos alavancadores do desenvolvimento sustentável da região;

· Considerando que vários entraves podem ser apontados como ameaça ao fortalecimento deste arranjo produtivo, destacando-se dentre eles a grande incidência do mandarová-da-mandioca Erinnyis ello (L.);

· Considerando que o mandarová é uma praga de ocorrência esporádica, mas de grande importância econômica para a cultura da mandioca devido sua capacidade de consumo;
Considerando ainda que a lagarta pode causar severo desfolhamento nas plantas, com perda de rendimento considerável (podendo chegar a 100%) principalmente quando esse desfolhamento ocorre em plantas jovens (dois a cinco meses);

· Considerando que este Instituto tem como uma das missões institucionais informar os setores de assistência técnica e extensão rural quando do aparecimento de pragas que podem acarretar prejuízos às principais culturas no estado, além de nortear e orientar as ações de controle e combate da mesma, segue abaixo as recomendações de produtos cadastrados e aptos ao comércio e uso em nosso Estado, assim como as dosagens para controle da praga.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em virtude dos recentes casos de ataque da praga Mandarová (Erinnyis ello) nos plantios de mandioca na região de Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo e Tarauacá, por não haver estoques disponíveis de baculovirus e por ser uma praga caracterizada por uma alta capacidade de migração e por precaução, este instituto orienta aos produtores que vistoriem com uma maior periodicidade seus plantios para detecção precoce dos ataques da lagarta. Por se tratar da praga de maior importância econômica da cultura da mandioca, faz-se necessário esse procedimento. Recomendamos ainda a utilização do inseticida Cipermetrina Nortox 250 EC, de formulação Concentrado Emulsionável (EC) que age por contato na lagarta causando assim sua morte. Com a dosagem de 50 a 65 ml/100 litros de água e aplicando 300 litros de calda por hectare e se possível repetir depois de 10 dias. Iniciando a pulverização quando forem encontrados de 5 a 7 lagartas pequenas por planta.

O mandarová é de fácil controle quando se faz um monitoramento constante da lavoura para se detectar o início do ataque. Portanto, é de suma importância que o agricultor conheça as diferentes fases do ciclo biológico do inseto mandarová. Algumas estratégias podem ser utilizadas para detectar a chegada da praga na lavoura, tais como: observação da presença de mariposas em lâmpadas próximas à lavoura; vistoria na lavoura para detectar a presença de ovos (verdes e amarelos) e lagartas pequenas (até 4 cm).


Estamos à disposição para sanar dúvidas e prestar maiores esclarecimentos através do whatsapp (68) 99250-4466.


Tarauacá, 21 de outubro de 2022


Atenciosamente,

Igor L F Gomes
Engenheiro 
IDAF

Nenhum comentário: