sábado, 5 de novembro de 2022

Largado na pista: Bolsonaristas dão como certo Bolsonaro fora de 2026 e têm outro nome


Aliados mais próximos do futuro ex-presidente pretendem criar figura do “estadista”, mas na verdade sabem da toxidade extrema do radical. Veja quem é o favorito para “sucedê-lo”

Créditos: Clauber Cleber Caetano/PR
Escrito en POLÍTICA el 5/11/2022 · 09:01 hs

Um bolsonarismo sem Bolsonaro. A impressão que já existia no universo político de centro e de esquerda também se propaga dentro da própria extrema direita e, para muitos, a próxima eleição, em 2026, deve contar com outro nome como candidato do campo reacionário. É o que reporta a coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

O séquito mais próximo do futuro ex-presidente, assim como “lideranças” bolsonaristas de diferentes segmentos, como igrejas evangélicas, ocupantes de ministérios da área ideológica e política e donos de veículos de comunicação alinhados ao seu ideário ultraconservador, pensam que o ideal seria tornar Jair Bolsonaro (PL) uma espécie de figura símbolo do movimento, um “presidente de honra”, como Fernando Henrique Cardoso se tornou para o PSDB, em que pese o abismo de diferença existente entre os dois. Alguns deliram e desejam que o chefe de Estado brasileiro mais caótico e isolado da história tenha uma aura de “estadista” construída em torno de si.

Mas os motivos, na realidade, seriam bem outros. Mesmo com uma votação estrondosa, sua toxidade eleitoral (rejeição e comportamento sistematicamente errático) tornam o ex-capitão expurgado de Exército por propor ataques a bomba em troca de aumento de salário um alvo fácil para os adversários, sobretudo após o vexatório mandato no Palácio do Planalto.

Para seguir liderando as alas mais raivosas da direita brasileira, desde que Bolsonaro aceite tornar-se um FHC com mais votos e investido de uma biografia totalmente fake de “estadista”, surge o nome do governador eleito de São Paulo, o ex-ministro Tarcísio de Freitas.

Diante disso, dizem aliados, o bolsonarista que assumirá o Palácio dos Bandeirantes em 1° de janeiro de 2023 precisa realizar um governo de fato bom, para que assim vá pouco a pouco suplantando o ex-chefe, de forma a se tornar uma liderança dessas falanges reacionárias, só que com um espectro mais civilizado e palatável, diferente do selvagem e truculento Jair Bolsonaro.

Fonte: revistaforum.com.br

Nenhum comentário: