quinta-feira, 9 de março de 2023

COLUNA DO EVANDRO | Gladson Cameli não tem mais oposição na bancada federal, nem no Governo Lula; sabe mexer o doce



O governador Gladson Cameli (PP) é tão bem humorado que faz pessoas desavisadas acreditarem que ele é bobo. Presta a atenção que antes de falar sério, ele tem sempre uma tirada, uma quebra de protocolo? Pois é. Nessa pegada, vai pra 16 anos de mandatos ininterruptos e segue se consolidando como o maior de todos desde a redemocratização, em 1982, com a eleição direta de Nabor Júnior.l (MDB).

Nas últimas duas eleições mostrou que sabe mexer o doce e rendeu, com todo o respeito, todos os adversários, entre os quais ex-aliados. Muitos deles admitem. Assim, desbanca fácil todos os antecessores do Palácio Rio Branco por uma razão clara: entre seus defeitos, não guarda rancor, não é turrão e conseguiu uma simpatia popular que quebra todos os recordes. Nisso, elegeu maioria absoluta dos deputados estaduais e na bancada federal o que tinha de opositor não tem mais. Se recompôs com todos os que estiveram fora de seu palanque em 2022. Não fosse um sujeito safo, mandava todos as favas.

As urnas lhe deram essa folga. Com a volta do senador Sérgio Petecão (PSD) e o que se sabe sobre os passos do petista Jorge Viana, as eleições de 2024 e 2026, estão nas palmas de suas mãos. Não tem inimigos sequer dentro do Governo Lula.

Diante de todo esse cenário se repete uma velha lição para os espectadores das disputas políticas: não apostem em brigas no andar de cima, ainda mais quando tem um personagem como o Gladson que quebra a monotonia desde que andava pelo Palácio Rio Branco, meninão ainda, durante o governo de seu tio Orleir, dizendo para uns e outros que um dia seria governador do Acre.

Nanicos se mexem
PTB, DC, CIDADANIA, PATRIOTAS e PMB se reuniram para traçar metas e alianças com vista às eleições municipais do próximo ano. E juntos estão abertos a dialogar com outras forças. A intenção é percorrer todos os municípios onde lançarão candidatos a prefeitos e vereadores.

Foto: cedida
Sucesso
Programa “Na pele do Cordeiro”, podcast do Acrenews em parceria com a agência Plano D Comunicações, começa a ganhar seu espaço no Acre. Já temos telespectadores em todos os municípios.

Sem volta
Mesmo ocorrendo a reaproximação do senador Sérgio Petecão (PSD) com o governador Gladson Cameli (PP), a possibilidade de uma volta do prefeito de Plácido de Castro, Camilo da Silva, para o PSD é descartada. Camilo vai para um partido que circula bem próximo de Cameli.
Por acrenews

Nenhum comentário: