quarta-feira, 15 de março de 2023

PSB aprova negociação de federação com PDT e Solidariedade

Um acordo, no entanto, ainda passa por dificuldades regionais e os detalhes devem ser discutidos nos próximos meses.

PSB aprova negociação de federação com PDT e Solidariedade | LIVE CNN

A executiva nacional do PSB aprovou nesta quinta-feira (9) a proposta de formação de uma federação com o PDT e o Solidariedade. A decisão autoriza oficialmente o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, a conduzir as negociações para as disputas de 2024 e 2026.

A expectativa é de que os detalhes de um eventual acordo sejam discutidos nos próximos meses. A ideia é que, neste momento, as três siglas apresentem as suas prioridades para as eleições municipais do ano que vem.

Em 2020, PSB e PDT fizeram alianças em algumas capitais do país. Para 2024, no entanto, há cenários que podem representar dificuldades.

É o caso, por exemplo, de São Paulo. O PSB pretende lançar a deputada federal Tabata Amaral. Ela, contudo, deixou o PDT após desavenças com a cúpula do partido.

Para dirigentes nacionais do PDT, há hoje resistências na cúpula do partido a um eventual apoio à candidatura dela. A sigla pretende, inclusive, lançar candidatura própria.

Em Salvador, o PDT deve manter a aliança com o prefeito Bruno Reis, do União Brasil, mas o PSB é alinhado na capital baiana com o PT e, inclusive, apoiou candidatura adversária à do atual prefeito em 2020.

Em Recife, por outro lado, as duas siglas têm um consenso no apoio ao prefeito João Campos, do PSB. O mesmo cenário se deseja em Fortaleza e Aracaju.

Já em Belo Horizonte, o PDT avalia lançar a deputada federal Duda Salabert, enquanto lideranças estaduais do PSB defendem o nome do ex-prefeito Márcio Lacerda.

Por: https://www.cnnbrasil.com.br/

Nenhum comentário: