quinta-feira, 9 de maio de 2024

SUCESSÃO MUNICIPA EM TARAUACÁ: A BOLA ESTÁ NO CENTRO DO CAMPO, O JOGO VAI COMEÇAR



Faltando menos de cinco meses para as eleições municipais, os times em disputa estão definidos. Falta apenas poucos arranjos na composição da chapa, mas nada substancial que possa alterar a correlação de forças dos candidatos que vão se encontrar.

Do lado do projeto progressiva (Tarauacá para todos) liderado pelo o médico, Rodrigo Damasceno, que compõe uma aliança do PP, Federação (PT- PCdoB- PV), PSDB e, possivelmente o MDB, falta apenas a definição do nome vai compor a Chapa de vice.

Essas eleições de 2024 em Tarauacá, aponta para uma polarização entre a candidata detentora da máquina municipal, que vai apostar tudo pela sua reeleição com o ex-Prefeito Rodrigo Damasceno, que conta o apoio do partido do governador e dos partidos da base de apoio do presidente Lula.

Não haverá uma terceira ou quarta via com possibilidades de acumular forças para equilibrar o jogo e entrar na disputa. Na disputa pelas 13 Vargas na Câmara de vereadores, a aliança capitaneada por Rodrigo deve eleger maioria. Tem três fortes chapas de vereadores e 8 vereadores dos 11atuis.

A atual prefeita, vai jogar tudo na utilização da máquina como forma de angariar votos, tendo em vista seu pífio desempenho administrativo até o momento. Rodrigo utilizará a forte base de apoio que conseguiu juntar. O debate de comparação sobre quem fez mais pela saúde, a educação, produção, assistência social e infraestrutura deve vir a tona.

Mais importante que comparação do feito dos dois projetos em disputa, é observar as propostas de compromissos dos postulantes a posição de comando da prefeitura neste momento de crise climáticas e de carência de políticas públicas no município. A população certamente acompanhará com muita atenção e saberá distinguir o que são compromissos fáticos e promessas enganosas.

É importante destacar que o ex prefeito Rodrigo foi o único prefeito que tentou construir uma cidade planejada sustentável e segura. Realizou levantamento de todo o perímetro urbano definindo as áreas de risco, elaborou projetos técnicos para organizar o crescimento da expansão urbana, enfrentou e proibiu novas construções em áreas de APPs. Por essa razão sofreu críticas e desgastes políticos dos que não enxergam horizontes de uma cidade mais humana e habitável.

A bola está centro do campo para iniciar jogo. Que seja um jogo limpo, jogado com a inspiração ética e amor ao chão e as cores de Tarauacá. Que o juiz do jogo não permita mais jogo desleal, carimba e sacolões para enganar o povo.

Escrito or Chagas Batista
Ex-verador e ex-vice prefeito de Tarauacá.

Por blog do acciolytk

Nenhum comentário: